Uma dica legal de passeio, principalmente para quem gosta de aviação, é o Museu TAM. Ele fica na cidade de São Carlos, a cerca de 100 quilômetros de Limeira. É o maior museu de aviação mantido por uma empresa aérea no mundo. São mais de 70 aeronaves em exposição, muitas delas raras.
O museu conta também a evolução da história da aviação, desde os primórdios, quando voar ainda era só um sonho, até os dias atuais. Também é possível conhecer a história da TAM, surgida em Marília, interior de São Paulo, e ver a oficina de aviões da empresa.
O acesso ao museu é fácil (pela Rodovia Washington Luís), o ingresso é meio "salgadinho", mas vale a pena. É possível passar uma tarde tranquila vendo os aviões, muitos dos quais fizeram história, como os modelos que participaram da Segunda Guerra Mundial.
O grande destaque visual é o Focker-100, modelo que ficou famoso justamente nas operações da TAM.
Mais informações podem ser obtidas aqui.
O modelo a seguir é o famoso Jahu, original. Ele participou de uma história travessia do Atlântico, sob o comando de João Ribeiro de Barros.
Os próximos modelos fizeram história na Segunda Guerra. O primeiro deles é um Corsair norte-americano que atacou os japoneses no Pacífico (na fuselagem, cada bandeirinha representa um inimigo abatido) e o seguinte é um Thunderbolt B-5 que fez parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), no grupamento que ficou famoso como "Senta a púa!".
O caça da FAB ficou famoso por participar da perseguição aos OVNIs em 1986 (veja aqui) e por ter sido pilotado por Ayrton Senna.
Os dois próximos modelos são históricos e os únicos mantidos tal como foram encontrados: o primeiro é o avião da saga do Milton Verdi (leia mais aqui), que morreu na selva boliviana, e o outro é o de Ada Rogato, uma das pioneiras da aviação brasileira (mais aqui).
0 comentários:
Postar um comentário