segunda-feira, 17 de agosto de 2009 | |

Espaços públicos

Em menos de 24 horas, neste final de semana, vivenciei três exemplos de como a ocupação de espaços públicos pela sociedade ajuda a dar uma nova vida a essas áreas. Na sexta-feira à noite, a 13ª edição da festa Vem Pro Largo lotou – como de costume – o Largo Boa Morte, no Centro de Limeira.

No sábado à tarde, um antigo campo de futebol (e que hoje nada mais é do que um amplo espaço gramado e com areia) no Jardim Nova Itália recebeu dezenas de pessoas (notadamente pais e filhos) que se divertiam soltando pipa e fazendo brincadeiras.

Já no sábado à noite, a praça da Avenida Maria Buzolin, no Jardim Piratininga, estava lotada de pessoas, seja para comer lanche nos trailers do local, seja simplesmente para passear. Eram pais, mães, crianças, casais de namorados e amigos. Uma praça que em outros tempos estaria abandonada, podendo ser ocupada por desocupados (como tantas outras na cidade) ganhou uma nova vida com a ocupação pela comunidade.

Eis bons exemplos de como basta a sociedade ocupar os espaços para afastar os meliantes. E de como basta um pouco de estímulo para que esses espaços – públicos - sirvam para sua finalidade: lazer e entretenimento.

Em tempo: só não entendi porque a fonte da praça da Avenida Maria Buzolin, recém-reformada, estava desativada à noite após funcionar durante a tarde. A fonte ficou muito bonita com sua nova iluminação.

PS: a vida é feita de escolhas. E como é bom quando temos a sensação de ter feito a escolha correta. Na sexta-feira à noite, tinha um convite para ir a uma festa um tanto “glamourosa”, digamos assim, num clube social da cidade. A festa exigia terno e gravata e uma boa dose de paciência para a solenidade. No entanto, optei por uma festa em espaço aberto, um dos mais belos espaços da cidade (o Largo Boa Morte), junto da comunidade. Foi, sem dúvida, uma ótima escolha!!!

* Para ler sobre a ocupação de espaços públicos em grandes cidades, num texto feito para o meu blog de viagens, o Piscitas, clique aqui.

0 comentários: