segunda-feira, 24 de novembro de 2008 | |

O mar

Sempre gostei do mar. Não chego a ter com ele uma relação de amor como a que os pescadores nutrem; é muito mais uma relação de admiração.


O mar representa fonte de vida - e vida significa renascimento, renovação. O mar é energizante - e energia significa impulso, vitalidade. O barulho das ondas provoca um silêncio ensurdecedor - e o silêncio nos leva à reflexão. A imensidão do mar reforça a nossa pequenez - e isto é sempre um banho de humildade.

Tenho enorme prazer em admirar o mar. Curto ouvir seus recados - ele sempre me dá recados. Desde que experimentei ouvir o mar pela primeira vez, ainda pequeno, repito este exercício sempre que o vejo. É um exercício solitário, íntimo, profundo.

Já escrevi neste blog que a vida é como uma onda, que segue seu caminho, aconteça o que acontecer, sempre impulsionando tudo à frente. As ondas não param. O mar não pára. Assim é viver.

O mar merece meu respeito. Ele enseja um contato íntimo entre o Criador (Deus) e a criatura (eu).

Lamento aos que não me compreendem não poder definir com maior exatidão o que é o mar. Para muitos, ele é apenas uma porção de água salgada. Para mim, é um senhor. Um sábio senhor.

***
Uma praia proporciona momentos que vão muito além do mar. Alguém sabe o que é ver o pôr-do-sol numa paisagem recheada de coqueiros, encerrando uma tarde de céu imensamente azul, ao som das ondas do mar?

Pois eu queria dedicar esta imagem, este encanto, a algumas pessoas. Elas sabem quem são.

1 comentários:

Unknown disse...

Perfeito!!
O que mais amo numa praia é o mar, a brisa, a tranquilidade, o barulho, a paz que ele proporciona..que ele tras.Adoro colocar o pé na agua e sentir as ondas batendo...
Eu particularmente amo o por do sol,a noite estrelada, o mar e a natureza... Eu sou capaz de ficar em silencio admirando e sentindo tudo isso por horas...
Bjo