sábado, 29 de janeiro de 2011 | |

A resposta da Agência Brasil

Tenho o “péssimo” hábito de escrever para ouvidorias de empresas para fazer apontamentos e críticas. No caso da “Folha de S. Paulo”, faço isso com certa frequência – sempre recebo resposta do(a) ombudsman, embora poucas vezes tenha visto a queixa resolvida nas páginas do jornal.

O fato é que no mundo corporativo moderno, esse instrumento de contato entre empresa/serviço público e o cliente/contribuinte tem se mostrado útil e relevante. Desde que exista uma estrutura capaz de receber as manifestações, dar andamento a elas e, quando possível e conveniente, adotá-las.

Algum tempo atrás, enviei uma crítica à Ouvidoria da Agência Brasil - órgão oficial de notícias do governo federal. Ontem, recebi um e-mail assinado por David Silberstein, assessor do órgão, informando o que segue: “sua demanda foi tema da Coluna do Ouvidor publicada na edição de hoje (28) da Agência Brasil”.

O texto da coluna, enviado pelo mesmo e-mail, também pode ser acessado
aqui e está reproduzido abaixo:

Boas notícias para os leitores da Agência Brasil


Paulo Machado
Ouvidor da Agência Brasil

Brasília - Há um ano publicamos neste espaço a coluna “O dia em que a Agência Brasil virou blog”, tratando das demandas recebidas pela Ouvidoria sobre a insatisfação dos leitores com problemas tecnológicos no site da ABr. No dia 12 de fevereiro de 2010, o portal saiu definitivamente do ar, depois de apresentar problemas técnicos de funcionamento por mais de dois meses. Voltou ao ar dois dias depois no formato de blog e assim permaneceu durante todo o ano passado até o momento presente.

Nesse período foram feitas algumas modificações emergenciais e pontuais, mas em geral a qualidade de acesso e navegação manteve-se muito aquém da desejada pelos leitores. É isso que se pode constatar a partir das manifestações recebidas. Elas tratavam de problemas como: a ausência de nuvem de assuntos, falhas no mecanismo de buscas, desaparecimento de notícias, fotos e reportagens do acervo, dificuldades para baixar arquivos, falta de ferramentas de interatividade, impossibilidade de assinatura do RSS por temas de interesse, ausência de áudio e vídeo e muitos outros.

Durante todo esse tempo a Ouvidoria foi o único canal por meio do qual o público reivindicou, sugeriu e inclusive protestou. Cumprimos nossa função fazendo a voz dos usuários chegar a quem de direito, por todos os caminhos possíveis. Neste sentido, a Ouvidoria consolidou-se como veículo democrático de participação direta dos leitores e também como instrumento de gestão – revistas todas as demandas do período os gestores da EBC podem saber exatamente o que os usuários esperam em termos de performance tecnológica do site para que ele esteja à altura das expectativas.

A seguir algumas das demandas recebidas nos últimos três meses:

De Rodrigo Piscitelli: “Uma crítica ao visual da home page: as legendas das fotos do canto superior direito são praticamente ilegíveis. Aparecem em letras finas, na cor branca, dentro das imagens”;

De Elvis Cedro: “Gostaria de saber se vocês pretendem voltar o site com as notícias em forma de áudio? Gostava muito daquele formato”;

De Andre Souza: “Conheci, hoje, o site de noticias de vocês e gostei muito, tem bastante conteúdo. O único problema que vejo é a falta de interatividade com o usuário final, como votação e comentários”;

De Fabricio Zuardi: “Gostaria de reportar um erro com relação ao álbum da visita de Lula ao Haiti: nenhuma das fotos carrega.”;

De Gorette Brandão: “Por que a página da Agência Brasil não inclui caixa de envio (correio) em cada página de texto noticioso? Isso facilitaria o encaminhamento das matérias para outras pessoas, como sugestão de leitura. É um recursos habitualmente oferecido em portais de notícias.”;

De Roque Lopes: “Estou precisando de fotos de crack. No site da Agência tinha, mas depois da mudança não acho mais. Seria possível eu conseguir algumas? A quem me dirijo?”;

De Ricardo T. Simabuku: “Tenho a página da Agência Brasil como página inicial da internet em meu local de trabalho e a leio diariamente. Por isso, sugiro um aperfeiçoamento na disponibilização das informações, para facilitar a leitura: nos links de imagens (canto superior direito da página, logo acima de "últimas notícias") é utilizada letra de cor branca que, no caso de fotos claras, dificulta a leitura. Para melhorar a visualização desses textos, sugiro criar uma caixa em separado somente com o texto e não aparecer o texto sobre a imagem.”.

Mas foi em resposta à demanda da leitora Hannah Rebeca que finalmente veio a boa notícia. Hannah escreveu: “Sou uma cidadã que entra todos os dias para acompanhar as noticias e fotos neste site que é com certeza o mais atualizado do seu gênero. Percebi que no inicio de 2010 o site regrediu para esta versão que é pouco funcional, pouco dinâmica e feia. Verifiquei que a Agência Brasil possui o melhor conteúdo mas a pior apresentação comparando com todos os sites do seu gênero. O que a EBC tem feito para melhorar o site para que ele acompanhe as tendências da internet de hoje e quando os usuários usufruirão destas mudanças? Terei que utilizar este mesmo site ruim por mais um ano?”.

A resposta: “A EBC tem uma nova versão da Agência Brasil em fase de homologação. Tão logo finalizada, será disponibilizada para o público.”

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