terça-feira, 21 de setembro de 2010 | |

Mestres do grafite

Para quem curte street art, mais precisamente grafite, as grandes cidades são um convite a um passeio a pé. São Paulo, Nova York, Londres, entre tantas outras, transformaram-se em verdadeiros museus/galerias de arte ao ar livre. Bom para o público, feliz de quem vive nestes lugares.

Recentemente, uma postagem do blog “Londres para Principiantes” (leia
aqui) me colocou em contato mais direto com grandes nomes do grafite londrino. É fenomenal o trabalho de Banksy, marcado pela integração provocativa da imagem com a paisagem. Alguns exemplos dessa sua marca podem ser vistos no cartão postal reestilizado disponível no seu site oficial.

No site, há uma série de trabalhos de Banksy que podem ser baixados livremente, desde que não se faça uso comercial. Arte livre e independente. A obra que faz referência à famosa série “Girassois”, do holandês Vincent van Gogh (sobre a qual escrevi no meu blog de viagens, o Piscitas – veja
aqui), é fantástica!

A imagem da menina que perde um balão em formato de coração (ou seria o coração num balão) causa reflexão – sensação acentuada pelo branco, que confere uma força à imagem que poucos artistas saberiam produzir.

Como se vê, o trabalho de Banksy é bem diverso.

Gosto também dos grafites de Stik, com seus característicos homens de palitinho – algo rudimentar e extremamente comunicativo. Um exemplo da intervenção que a arte do grafite proporciona pode ser visto no vídeo a seguir, disponível no site do artista. Nele, vê-se Stik criando os Stik-Men no West London:



0 comentários: