segunda-feira, 13 de abril de 2009 | |

Mais grafite, mais arte



Outro dia escrevi aqui sobre a arte do grafite (como este blog vem sendo pouco atualizado ultimamente, a postagem em questão está logo abaixo). Disse em certo momento que em grandes cidades do mundo, ao contrário do Brasil, o grafite é uma manifestação artística cada vez mais valorizada. Se alguém ainda duvidava disso pode começar a mudar de ideia. O mais recente exemplo veio de Paris.

Segundo a BBC Brasil, uma galeria do Grand Palais, perto do Museu do Louvre, abriga uma exposição com 300 obras de 150 grafiteiros de vários países, incluindo o Brasil. "Esta é a primeira vez que uma exposição de grafites é realizada em um prestigioso museu da França. A mostra TAG (grafite, em francês) exibe os trabalhos que integram a coleção do arquiteto francês Alain-Dominique Gallizia.

Durante três anos, ele pediu a grafiteiros do mundo todo para criar obras sobre o tema do amor, sempre em um mesmo formato: duas telas de 60 centímetros de altura por 1,80 metro de largura cada. Na parte esquerda, o artista deveria assinar seu nome e, à direita, representar sua visão ilustrada do amor", cita a BBC. Conforme o arquiteto, o objetivo dele foi de algum modo "eternizar" uma "arte efêmera", como o grafite.

Só para se ter uma noção do crescente valor dessa arte, uma obra de um grafiteiro famoso, informa a BBC, pode custar 50 mil euros (R$ 150 mil).
A mostra fica no Grand Palais até o dia 26 de abril.

PS: descobri no site da BBC Brasil uma forma diferente e interessante de aprender algumas expressões em inglês. Para quem tiver curiosidade, uma mostra do trabalho pode ser vista no link a seguir: http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/04/090413_professorvermelho_aprenda_video.shtml

* As fotos são do site da BBC Brasil

1 comentários:

Unknown disse...

adorei a postagem!! Muito legal e trabalhos lindos!
beijos