domingo, 4 de outubro de 2009 | |

"Seremos todos meninos" (sobre o Rio 2016 e o Brasil)

Desde pequeno, sempre ouvi dizer – seja por parte dos racionalistas ou dos magos – que o Brasil será o país do futuro. Cresci acreditando nisso (ah, inocência infantil...). A maturidade me deu um banho de realidade e vi que o tal “país do futuro” seria sempre isso, o “país do futuro”, um “futuro” que tal qual para os sebastianistas em Portugal, nunca chegará.

Será mesmo? Confesso que de dois anos para cá, desde que fiz uma viagem pela Europa, ocasião em que ouvi muitos comentários positivos a respeito do Brasil, comecei a rever meus conceitos. Mais uma vez, porém, os fatos se impuseram: uma série de denúncias de corrupção país afora, tentativas lentas de melhorar a educação e a segurança... Isso tudo me fez crer que a imagem dos estrangeiros em relação ao Brasil é mais positiva do que a realidade para nós, brasileiros.

Pois as manifestações estrangeiras pró-Brasil se acentuaram, o país foi importante na consolidação do G-20, o novo fórum mundial, e eis que o Rio de Janeiro é escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. É impossível não ver em todo o contexto atual um novo papel do Brasil, um país que passara de figurante a coadjuvante e agora a protagonista da cena mundial. O fato do país sediar na próxima década a Copa do Mundo e as Olimpíadas são apenas um símbolo no ramo esportivo da ascensão brasileira.

Sendo assim, é inevitável pensar: será que aquele “futuro” que sonhava na infância está chegando?

PS: a escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 tornou inevitável também calcular quantos anos eu terei na ocasião. Confesso que o resultado não me agradou muito até que li um artigo que resumiu o meu verdadeiro sentimento. Mário Magalhães escreveu na “Folha de S. Paulo” de sábado, 3/10: “Os amigos se perguntam quantos anos terão eles e os filhos em 2016. Dou de ombros: seremos todos meninos”.

É isso aí, seremos todos meninos!

(Postagem dedicada ao amigo Cristiano Persona)

***
Nos últimos dois dias, li muito a respeito da conquista olímpica do Brasil. Confesso que senti orgulho, como brasileiro, quando ouvi o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciar “Rio de Janeiro”. Ao mesmo tempo, tenha plena noção dos desafios e dos riscos que isso representa. Então, como ainda não tenho uma opinião consolidada a respeito do assunto, decidi reunir alguns artigos para que os leitores deste blog tenham um panorama de opiniões. Infelizmente, o acesso exige senha do UOL ou da “Folha”.

* “Montréal afundou em 1976. Barcelona, contudo, apoiou-se em 1992 para firmar a vocação de centro cosmopolita que o futuro consagrou. Por que condenar, como maldição atávica, o Rio ao insucesso canadense e não à inspiração catalã?”
(Mário Magalhães, FSP, 3/10, “Em 2016, seremos todos meninos”)

* “Quem viu o Pan-2007 não tem por que acreditar em nenhuma das promessas feitas e sabe que aquela cidade maravilhosa que os filmes mostraram não existe.”
(Juca Kfouri, FSP, 4/10, “Uma chance de ouro”)

* "`Por que não?´ Por que não Olimpíadas no Brasil? `O sol é tão bonito´, dizia Caetano Veloso. Porque `os teus príncipes são companheiros dos ladrões´, dizia o português-baiano padre Vieira citando Isaías, e `porque furtam, furtavam, furtaram, furtariam e haveriam de furtar mais, se mais houvesse´. A citação não é nada original, mas furta-se de modo também tão recorrente que é difícil não pensar no quanto se poderá furtar de um governo refém de um compromisso internacional irrevogável como a Olimpíada.”
(Vinícius Torres Freire, FSP, 4/10, “Alegria, alegria")

* “Receber Jogos é, de fato, um bom negócio?”
(Marcelo Proni, FSP, 4/10, título idem)

*** Imagem retirada do site www.tvcanal13.com.br

1 comentários:

Cristiano Persona disse...

Piscitelli, to honrado! hahahahaha Com certeza estaremos lá...

[]´s