"No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra."
Poema "No meio do caminho", uma homenagem a Carlos Drummond de Andrade, cujo aniversário seria comemorado neste sábado caso estivesse vivo.
sexta-feira, 30 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 12:32 | 0 comentários
Homenagem a Drummond
quarta-feira, 28 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 18:17 | 0 comentários
"Olhar São Paulo"
Em setembro, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo promoveu uma interessante exposição cujo título já indica bem o que dela se esperava. "Olhar São Paulo" proporcionou o acesso, no Hotel Bourbon Convention Ibirapuera (Avenida Ibirapuera, 2.927), a imagens raras e imagens cotidianas que só São Paulo pode gerar.
| Postado por Rodrigo Piscitelli às 18:11 | 0 comentários
A Feira do Zanaga
Interessante trabalho feito por alunos de Jornalismo do Isca Faculdades.
domingo, 25 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 08:12 | 0 comentários
No Twitter - 1
Frases de Paulo Coelho no Twitter:
"Se tenta ser 'bonzinho', é julgado. Se tenta ser você, é criticado. Prepare-se para críticas e siga adiante."
"O Mal usa os 'bonzinhos' como marionetes para fazer seu trabalho."
"Se você realmente quer viver, pare de tentar agradar os outros e seja quem sempre sonhou."
sexta-feira, 23 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 12:12 | 0 comentários
Eu vou...
"As coisas estão passando mais depressa
O ponteiro marca 120
O tempo diminui
As árvores passam como vultos
A vida passa
O tempo passa
Estou a 130 as imagens se confundem
Estou fugindo de mim mesmo
Fugindo do passado
Do meu mundo assombrado de tristeza de incerteza
Estou a 140
Fugindo de você
Eu vou
Voando pela vida
Sem querer chegar
Nada vai mudar meu rumo
Nem me fazer voltar
Vivo fugindo
Sem destino algum
Sigo caminhos que me levam
A lugar nenhum
O ponteiro marca 150
Tudo passa ainda mais depressa
O amor, a felicidade
O vento afasta uma lágrima
Que começca a rolar no meu rosto
Estou a 160
Vou acender os faróis
Já é noite
Agora são as luzes que passam por mim
Sinto um vazio imenso
Estou só na escuridão
A 180
Estou fugindo de você
Eu vou
Sem saber pra onde
Nem quando vou parar
Não, não deixo marcas no caminho
Pra não saber voltar
Às vezes, sinto que o mundo
Se esqueceu de mim
Não, não sei por quanto tempo ainda
Eu vou viver assim
O ponteiro agora marca 190
Por um momento tive a sensação
De ter você ao meu lado
O banco está vazio
Estou só
A 200 por hora
Vou parar de pensar em você
Pra prestar atenção na estrada
Vou sem saber pra onde
Nem quando vou parar
Não, não deixo marcas no caminho pra não saber voltar
Às vezes
Às vezes sinto que o mundo
Se esqueceu de mim
Não, não sei por quanto tempo ainda
Eu vou viver assim."
("120... 150... 200 km por Hora", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos)
segunda-feira, 19 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 17:08 | 0 comentários
Ah, Paris...
| Postado por Rodrigo Piscitelli às 16:59 | 0 comentários
Dr. Júlio e Hadich: candidatos (e Raposo também)
O médico ortopedista e ex-vereador em Limeira, Júlio César Pereira dos Santos, foi entrevistado hoje no programa "Fatos & Notícias", da TV Jornal de Limeira. E confirmou, ao vivo, o que se especula nos bastidores: será mesmo candidato a deputado em 2010.
Dr. Júlio está filiado ao PSB e garantiu na entrevista que o partido terá candidatos a deputado estadual e federal em Limeira. Questionado sobre quem seriam os candidatos, ele afirmou: "eu e o Hadich". A referência é ao delegado e vereador Paulo Hadich. O médico deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, enquanto que o colega vai para a disputa por uma cadeira na Câmara Federal.
Em tempo: para evitar problemas, obviamente que ambos são oficialmente pré-candidatos.
PS (acrescentado em 30/10): o também médico José Joaquim Raposo Filho, agora filiado ao PSL, também anunciou - no "Fatos & Notícias" - que é pré-candidato a deputado em 2010.
| Postado por Rodrigo Piscitelli às 16:44 | 0 comentários
Malcolm e a alma feminina
Nesta quarta-feira, 21/10, o médico ginecologista Malcolm Montgomery estará em Limeira para uma palestra promovida pela Unimed, à noite. Antes, dará uma entrevista ao vivo no programa "Fatos & Notícias", da TV Jornal, que apresento junto com os colegas Luiz Biajoni e Ana Paula Sequinato.
Tive a oportunidade de entrevistar Malcolm em sua clínica, em São Paulo, em 2007. Foi uma conversa de cerca de uma hora e meia, na qual ele falou de ensino, saúde e, claro, das mulheres. O papo rendeu uma longa entrevista, publicada na ocasião no Jornal de Domingo, caderno do Jornal de Limeira. O título foi: "A paixão das mulheres".
Foi, sem dúvida, uma das melhores entrevistas que já fiz.
Convido a todos para assistir ao "Fatos" nesta quarta. Garanto que valerá a pena, afinal ninguém entende tão bem a alma feminina quanto Malcolm.
A seguir, reproduzo a introdução da entrevista com o médico publicada no Jornal de Limeira. Para quem quiser conferir a íntegra, basta clicar aqui.
"Ele ajudou a revolucionar a vida das mulheres. Deu a elas a possibilidade de uma vida saudável, independente e prazerosa. Sim, porque - como ele mesmo diz - o corpo faz a mente. Portanto, estar bem consigo mesmo é fundamental para o prazer. Ginecologista de astros e estrelas, o médico Malcolm Montgomery tornou-se uma celebridade por seu trabalho. Nem por isso, deixou de ser uma figura simples, de boa conversa. E que não tem medo de falar o que pensa “num País onde você tem que mentir”, diz.
Pai de dois filhos, ex-marido da atriz Mylla Christie e namorado da atriz Carla Regina, que nasceu em Limeira, Montgomery recebeu o Jornal de Limeira numa tarde de quarta-feira em sua clínica, em São Paulo. Ele falou sobre a técnica dos implantes hormonais, da delicada relação médico-paciente, sobre filhos e, claro, sobre mulher. Admitiu conhecer um pouco desse ser, mas negou ser um expert - embora não se tenha como negar, é um especialista no assunto. 'É bobagem querer entender mulher. A mulher é pura contradição', afirma.
Eclético, estudioso, analítico, Montgomery lamenta a falta de tempo dos médicos para lidar com seus pacientes. Critica o ensino e a qualidade dos programas de TV. Diz que o Brasil retrocedeu em saúde e educação. E, como médico, faz o diagnóstico do drama nacional: 'A grande problemática no Brasil é a de um país que não tem controle de natalidade'.
Na entrevista a seguir, você encontrará o Montgomery médico, pai, celebridade - todos misturados numa pessoa de fala simples e idéias claras."
terça-feira, 13 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 21:26 | 1 comentários
Evolua, use sua criatividade!
Criatividade à solta no Isca Faculdades para a campanha do processo seletivo 2010. Para ilustrar, reproduzo a seguir algumas peçsa que tiveram participação de meus ex-alunos de Jornalismo:
| Postado por Rodrigo Piscitelli às 21:23 | 0 comentários
Sobre a educação
Para quem não leu, recomendo a leitura do texto do jornalista Rafael Sereno, publicado na página 2 da "Gazeta de Limeira" de 12/10. O texto é intitulado "Trocar a marreta pela lousa eletrônica".
"Gilberto Dimenstein disse, em visita ocorrida em maio a Limeira, que o sucesso de uma escola pública depende do envolvimento da família, da escola e da comunidade. É a fórmula que dá certo no Brasil, na Europa, em qualquer parte do mundo. (...) Num mês significativo para a educação, com a lembrança do Dia do Professor, nesta quinta-feira, chamar a comunidade para colaborar no avanço da educação faz-se necessário."
sexta-feira, 9 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 13:30 | 3 comentários
Ivan, o Terrível - falou e disse!
Tinha que ser ele.
O Ivan Costa, aluno do sexto semestre de Jornalismo do Isca Faculdades, não perdeu a chance de protestar no famoso púlpito do Serginho Groissman, na gravação do "Altas Horas" em 8/10. Ele criticou a derrubada da obrigatoriedade do diploma para jornalistas - decisão tomada no meio do ano pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
É isso aí Ivan, falou e disse!
E, claro, se o Ivan não perdeu a chance de protestar, o Fábio Gianfratti - aluno do oitavo semestre de Publicidade do Isca - não perdeu a chance de registrar!
PS: agradeço ao Fábio pelo envio da foto. Valeu!
domingo, 4 de outubro de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 19:38 | 1 comentários
"Seremos todos meninos" (sobre o Rio 2016 e o Brasil)
Será mesmo? Confesso que de dois anos para cá, desde que fiz uma viagem pela Europa, ocasião em que ouvi muitos comentários positivos a respeito do Brasil, comecei a rever meus conceitos. Mais uma vez, porém, os fatos se impuseram: uma série de denúncias de corrupção país afora, tentativas lentas de melhorar a educação e a segurança... Isso tudo me fez crer que a imagem dos estrangeiros em relação ao Brasil é mais positiva do que a realidade para nós, brasileiros.
Pois as manifestações estrangeiras pró-Brasil se acentuaram, o país foi importante na consolidação do G-20, o novo fórum mundial, e eis que o Rio de Janeiro é escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016. É impossível não ver em todo o contexto atual um novo papel do Brasil, um país que passara de figurante a coadjuvante e agora a protagonista da cena mundial. O fato do país sediar na próxima década a Copa do Mundo e as Olimpíadas são apenas um símbolo no ramo esportivo da ascensão brasileira.
Sendo assim, é inevitável pensar: será que aquele “futuro” que sonhava na infância está chegando?
PS: a escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos de 2016 tornou inevitável também calcular quantos anos eu terei na ocasião. Confesso que o resultado não me agradou muito até que li um artigo que resumiu o meu verdadeiro sentimento. Mário Magalhães escreveu na “Folha de S. Paulo” de sábado, 3/10: “Os amigos se perguntam quantos anos terão eles e os filhos em 2016. Dou de ombros: seremos todos meninos”.
É isso aí, seremos todos meninos!
(Postagem dedicada ao amigo Cristiano Persona)
* “Montréal afundou em 1976. Barcelona, contudo, apoiou-se em 1992 para firmar a vocação de centro cosmopolita que o futuro consagrou. Por que condenar, como maldição atávica, o Rio ao insucesso canadense e não à inspiração catalã?”
(Mário Magalhães, FSP, 3/10, “Em 2016, seremos todos meninos”)
* “Quem viu o Pan-2007 não tem por que acreditar em nenhuma das promessas feitas e sabe que aquela cidade maravilhosa que os filmes mostraram não existe.”
(Juca Kfouri, FSP, 4/10, “Uma chance de ouro”)
* "`Por que não?´ Por que não Olimpíadas no Brasil? `O sol é tão bonito´, dizia Caetano Veloso. Porque `os teus príncipes são companheiros dos ladrões´, dizia o português-baiano padre Vieira citando Isaías, e `porque furtam, furtavam, furtaram, furtariam e haveriam de furtar mais, se mais houvesse´. A citação não é nada original, mas furta-se de modo também tão recorrente que é difícil não pensar no quanto se poderá furtar de um governo refém de um compromisso internacional irrevogável como a Olimpíada.”
(Vinícius Torres Freire, FSP, 4/10, “Alegria, alegria")
* “Receber Jogos é, de fato, um bom negócio?”
(Marcelo Proni, FSP, 4/10, título idem)
*** Imagem retirada do site www.tvcanal13.com.br