quinta-feira, 18 de junho de 2015 | |

Quem vai ter coragem de corrigir a história de Limeira?

Vereadores de Florianópolis tiveram a coragem - e a correção - de revisar a história da cidade e mudar, em lei, a data da fundação da famosa ilha. Assim, Floripa comemorou agora 289 anos e, em 2016, vai celebrar 343 anos. Inusitado, mas justo com a história e com as próximas gerações.

Enquanto isto, em Limeira, mesmo após anos de alerta, nenhum vereador se dispôs a corrigir a data da fundação da cidade, que apresenta uma divergência entre o que diz a lei (1824) e o que de fato se comemora (1826). Ora, ou se muda a lei ou muda-se a celebração. Basta ter coragem!


Lei Ordinária 452 de 1964*
 

Art. 1º - Fica instituída a Data da Cidade de Limeira, que será comemorada no dia 15 de setembro de todos os anos, lembrando a fundação da cidade que ocorrera naquele dia, do ano de 1824.
 

Art. 2º - A Prefeitura Municipal elaborará e fará executar, todos os anos, um programa comemorativo e alusivo àquela data.
 

Uma pesquisa no arquivo da Câmara indica “nenhuma alteração realizada” e “nenhuma revogação realizada”. Ou seja, a lei segue em vigor.

Em tempo: esta seria uma tarefa muito nobre para a vereadora Érika Tank, neta do autor das pesquisas que resultaram na lei que estabeleceu o ano de 1824 como sendo o da fundação de Limeira, Lázaro da Costa Tank. 

A mãe de Érika, a falecida vereadora Elza Tank, chegou a fazer projeto mudando a data, mas a proposta nunca foi levada a plenário e adormece no arquivo da Câmara Municipal - talvez até junto da tal lei...

Projeto de lei 348/2009 - Dá nova redação ao art. 1º da Lei nº 452, de 02 de abril de 1956, que instituiu a Data da Cidade de Limeira. 

Trâmite: “Arquivado nos termos do art. 189 do R.I.C.M.L.

* O ano mencionado nos arquivos da Câmara está errado; o correto é 1956.

0 comentários: