sexta-feira, 19 de junho de 2015 | |

O papa, o ambiente e o futuro

O papa Francisco acertou o alvo ao escrever sua nova encíclica, a primeira que assina sozinho (a anterior foi feita a quatro mãos, já que fora iniciada pelo antecessor, o hoje papa emérito Bento 16). 

Ao trazer a questão ambiental para o centro do debate religioso, Francisco mostra - como bem registrou o jornalista André Trigueiro em seu blog no G1 - ser "um homem à altura do seu tempo, do seu cargo, e do discurso que vocaliza em favor de um mundo melhor e mais justo".

É uma pena que encíclicas papais não passem de bons textos para reflexão. É uma pena que não ecoem nas práticas das nações, limitando-se a receber palavras elogiosas, porém sem efeito prático, dos governantes.

Não me arriscarei a comentar de modo mais profundo a nova encíclica. Primeiro porque não tenho conhecimento suficiente para isto. Segundo porque Trigueiro já o fez - certamente de modo muito mais competente que eu, porque antes de tudo é um conhecedor da causa ambiental.

Escreve o jornalista:


(...) O Papa explicita "a relação íntima entre os pobres e a fragilidade do planeta ", num mundo onde o modelo de desenvolvimento concentra renda, polui o ar e as águas, agrava o efeito estufa e reduz a qualidade de vida das atuais gerações e, principalmente, das gerações futuras. Em resumo: o modelo vigente castiga o planeta e agrava a exclusão. (...)

Recomendo, portanto, a católicos e não católicos, cristãos e ateus, lerem com atenção a análise feita por Trigueiro. E, a quem se interessar, a leitura da própria encíclica.

0 comentários: