domingo, 25 de janeiro de 2015 | |

São Paulo, 461: a minha visão na visão do estrangeiro

Para homenagear a maior metrópole do hemisfério sul neste 25 de janeiro, um vídeo dos cineastas norte-americanos Walker Dawson e Nick Neumann que retrata exatamente a minha visão de São Paulo.

Faltou, é verdade, um pouco de ZL (zona leste), Paraisópolis e Brasilândia, mas tudo bem.

O vídeo é empolgante – como São Paulo!


Para saber detalhes, veja a entrevista completa de ambos para a “Folha de S. Paulo”, da qual extraí o trecho postado a seguir:

(...) Vocês dizem no filme que se apaixonaram pela cidade. Quais aspectos a tornam apaixonante?
Nós estávamos planejando ficar na casa de Denis por duas semanas, e acabamos ficando seis semanas. Em muitas cidades do mundo leva um período longo para se apaixonar por elas, mas por São Paulo nos apaixonamos no segundo em que chegamos à estação Tietê. Foi emocionante, diferente, sofisticado, legal. Os três aspectos que mais nos atraíram em São Paulo foram o tamanho, a diversidade e a cultura alternativa rica e vibrante. São Paulo é uma das maiores cidades que nós já vimos, e essa densidade e imensidão produz uma energia incomparável a quase nenhum lugar do mundo. A diversidade de São Paulo é um diferencial, que nos lembrou os Estados Unidos, mas com um toque brasileiro. A grande diversidade se manifesta nos vários restaurantes do mundo todo. A terceira característica [que nos atraiu] foi a cultura alternativa, com São Paulo mostrando algumas das lojas, galerias de arte, bares e restaurantes mais interessantes de toda a América do Sul.

Por que a cidade é a mais "subestimada" do mundo?
A maioria das pessoas sabe muito sobre outras grandes cidades do mundo. As pessoas vão para Tóquio, Paris e Nova York, mas parecem mal saber uma única coisa sobre São Paulo. São Paulo pode ser subestimada por não ter uma atração específica, é tão grande e urbana, e o Rio a ofusca. O Brasil é um dos países mais importantes do mundo, e São Paulo é o coração pulsante disso tudo. 

Esse título pressupõe que a experiência superou as expectativas. O que vocês esperavam da cidade e quais foram as surpresas?
Walker visitou São Paulo em 2007 e desfrutou da cidade. Ao retornar, em 2014, lhe pareceu que a cidade passou por uma enorme transformação e tornou-se um lugar muito mais atrativo para visitar e viver. Não estávamos esperando que as pessoas fossem tão ligadas em tecnologia e conectadas. O que esperávamos antes de vir era uma cidade muito mais maçante, com poucos aspectos exclusivos. (...)

0 comentários: