quarta-feira, 10 de setembro de 2014 | |

A mentira petista (mais uma)

O que mais me dá orgulho em minha profissão é ter a exata consciência de que a informação é a principal arma de qualquer cidadão contra abusos - do mercado, de autoridades, etc.

Basta, por exemplo, um pouco de informação para saber que o PT age de modo mentiroso e leviano quando tenta imputar em Marina Silva (PSB) a "pecha" de candidata dos banqueiros.

Vamos a algumas poucas razões:

1) é fato histórico que os maiores lucros dos bancos em toda a história ocorreram exatamente no ciclo petista de poder (2003-2014);

2) o presidente do Banco Central do governo Lula foi ninguém menos do que Henrique Meirelles, oriundo justamente do mercado financeiro (ex-BankBoston);

3) o governo Lula não tomou medida alguma que desfavorecesse os bancos ou o mercado de capitais, ao contrário: manteve a política ortodoxa que tanto criticava no governo Fernando Henrique Cardoso;

4) até a segunda prestação de contas, os bancos e suas empresas deram à candidatura Dilma Rousseff (PT) nada menos do que R$ 9,5 milhões, mais que o dobro do valor doado a Marina (R$ 4,5 milhões).

Fatos à parte, não é verdade que a eventual autonomia (ou independência) do Banco Central afetará a política de definição dos salários (mínimo incluído). Esta prerrogativa é exclusiva do governo e pode, como nos últimos anos, estar embasada em lei fixada pelo Congresso.

Não defendo a candidatura de Marina ou a autonomia do BC, não sou especialista para dizer que tal medida seria benéfica ou não. Tampouco sou opositor ferrenho do governo Dilma (embora, por princípio, seja de qualquer governo). 

Sou apenas radicalmente contra armadilhas que visam ludibriar a opinião pública (e o PT, como outros governos, virou mestre nisso).

Informação, brasileiro, informação... Basta informação - chega de acreditar na marquetagem dos programas eleitorais!

* Leia também:

- Desconstruindo Marina

- PT faz justiça ao 'PIG' (acrescentado em 17/9)

1 comentários:

Mirele Parronchi disse...

Hum agora mais que entendido!!