terça-feira, 20 de maio de 2014 | |

Cuidado: o psicopata trabalha ao lado

Eles parecem atenciosos e dedicados ao trabalho, mas, na primeira oportunidade, apunhalam pelas costas colegas que confiaram neles. Mentem sistematicamente, arruínam funcionários e até cometem crimes, como fraudes na contabilidade e eliminação de qualquer prova que os condene. Tudo para conseguir o que querem. Não se tratam de profissionais apenas ambiciosos. São o que os especialistas em comportamento chamam de psicopatas corporativos.

(...) "Isso quer dizer que na população mundial, cada um de nós conhecerá pelo menos 15 psicopatas ao longo de sua vida. Imagine quantos deles são os líderes que conhecemos", diz Luiz Fernando Garcia, CEO da Cogni-MGR, empresa especializada na modificação de comportamento de líderes. (...)

Fonte: Anne Barbosa, “Saiba como identificar psicopatas no mercado de trabalho”, G1, postado em 15/5/14.

Características (explicadas na reportagem): mente sistematicamente, não sente afeto, não tem moral ou ética, é impulsivo, é incorrigível, é um hábil manipulador e não é social. 

Em tempo: eu já me deparei SEGURAMENTE com três deles ao longo da vida profissional. Todos se encaixam perfeitamente nas características citadas. Sempre disse que eram psicopatas. Muitos acharam que eu exagerava. A resposta está aí!

Minha recomendação: muitíssimo cuidado!!! Eles realmente causam grandes estragos.

PS: o título da postagem é uma referência à série de livros da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, dos quais o de maior sucesso é "Mentes Perigosas - o psicopata mora ao lado".

0 comentários: