segunda-feira, 28 de abril de 2014 | |

Desabafo!

O objetivo do rodízio de veículos em São Paulo é descongestionar o trânsito caótico em horários de pico.

Pois bem: levei três multas de rodízio. Isto significa que estava atrapalhando o trânsito, certo?

Mais ou menos. Moro a uma distância equivalente a três quarteirões (daqueles paulistanos, bem grandes) do trabalho e é neste trajeto que tenho sido multado.

Num trajeto tão curto, não dá para dizer necessariamente que eu ajudo a congestionar o trânsito, já que fico nele não mais que um minuto ou dois.

Ainda assim sou multado simplesmente porque o radar fotográfico fica exatamente na esquina da minha rua com a avenida que serve de acesso a ela. Ou seja: estou condenado às multas.

É certo isto? Se eu morasse numa rua anterior, estaria teoricamente atrapalhando o trânsito do mesmo jeito, mas nunca seria flagrado.

A esta altura, porém, você deve ter se perguntado: se mora tão perto, por que então, idiota, não deixa o carro na garagem e vai a pé ao trabalho?

Por três motivos:

1 - Sou do interior e confesso que não lembro do tal rodízio (sei que isto não serve de desculpa, citei apenas como constatação de uma realidade);

2 - Trabalho de terno e gravata e costumo suar muito (quem me conhece sabe). Não pretendo chegar ao trabalho pingando de suor...;

3 - O principal motivo, porém, é uma razão de segurança. Infelizmente, vivemos num país de merda em que não se pode andar na rua tranquilamente, ainda que à luz do dia.

Num prazo de 45 dias, dois colegas de trabalho foram alvos de assaltantes no curto trajeto que me levaria até minha casa – um deles foi roubado no ponto de ônibus da avenida, mas a polícia chegou a tempo de prender os ladrões (dois jovens); o outro teve a tranca do carro arrombada, mas chegou a tempo de espantar o ladrão.

Não bastasse o risco de assalto, a área é um conhecido ponto de prostituição (não estou falando das madrugadas e sim de travestis que atuam praticamente o dia todo. Dia desses, um colega teve que pedir licença a um “casal” que fazia um “boquete” encostado na lateral do veículo dele por volta das 20h).

Sem falar na presença constante de usuários de drogas (outro dia arrisquei-me a correr pelas imediações às 9h e já estavam fumando e cheirando e etc).

Entre o risco da multa e o de perder a vida, seguirei indo para o trabalho de carro.

E pagarei por isso - simplesmente porque vivemos num país indecente.

Perdoe-me, isto é um desabafo!

0 comentários: