sexta-feira, 11 de outubro de 2013 | |

Que rumo tomou o cinema?

Vou me arriscar a tratar de um assunto sobre o qual pouco entendo: cinema.

Na verdade, não quero tratar da qualidade (ou falta dela) de algum filme especificamente. O comentário que pretendo fazer envolve os rumos da arte cinematográfica.

Fui recentemente ao cinema assistir a "Elysium". Antes da exibição vieram os tradicionais "trailers". E foi isto que despertou minha atenção: a tecnologia transformou o cinema em algo meramente "comercial". Não que há décadas os filmes não tenham este viés - a maioria deles tem. Ainda assim prevalecia o enredo (mesmo que este fosse ruim).

Agora, porém, parecem prevalecer o recurso da imagem 3D e do som "dolby surround" (sei lá se isto é moderno, usei a expressão só como ilustração da tecnologia sonora). 

É isto: o cinema se transformou num mero apêndice tecnológico. Os filmes são feitos em função da tecnologia - e o enredo vira detalhe, refém do impacto visual e sonoro que as modernas salas de exibição podem garantir ao espectador.

O cinema deixou de ser uma experiência enriquecedora do ponto de vista da história para se transformar numa experiência meramente auditiva e visual.

Obviamente (e felizmente) existem exceções. Este, contudo, é o problema: a arte da "sétima arte" está virando exceção quando deveria ser regra.

Em tempo: o comentário não tem nada a ver com o filme a que assisti.

0 comentários: