segunda-feira, 21 de outubro de 2013 | |

Jornalismo na mira

A imprensa e suas fontes de informação devem adotar medidas para se proteger da crescente vigilância de governos, que dispõem de tecnologia cada vez mais avançada de monitoramento das comunicações de seus cidadãos, afirmou ontem o presidente da Associated Press, Gary Pruitt, em discurso na 69.ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), em Denver, nos Estados Unidos.

(...) Além de tentar se proteger contra a intromissão oficial, os meios de comunicação devem manter a vigilância contra excessos governamentais, muitos dos quais cometidos sob o pretexto de proteção da segurança nacional. "Nós não podemos baixar a guarda", declarou Pruitt aos membros da entidade.

Em sua opinião, o "ataque ao jornalismo" não terminará tão cedo. "Na verdade, torna-se ainda mais difícil combatê-lo quando a tecnologia dá aos governos ferramentas cada vez mais poderosas para acompanhar as ações e as comunicações de seus cidadãos", ponderou, em discurso que tratou de liberdade de imprensa e segurança nacional. (...)

Fonte: Cláudia Trevisan, "Para chefe da AP, jornalismo está sob 'ataque'", O Estado de S. Paulo, Política, 20/10/13.
 

0 comentários: