sábado, 6 de julho de 2013 | |

Uma cidade esquecida perde oportunidades

Há algum tempo, ouvi de um membro do alto escalão municipal uma frase que diz muito sobre a última década em Limeira. “Qualquer dia vou fazer um cálculo de quanto a cidade perdeu por não criar oportunidades no melhor momento da economia brasileira e mundial”.

A afirmação, claro, foi uma referência ao governo do prefeito cassado Silvio Félix (PDT), entre 2005 e 2012 – que coincidiu com o auge do governo Lula (2003-2010).

Em outras palavras, o que se pretendeu dizer é que Limeira paga o preço hoje por ter perdido o bonde da história.

Incluo nesta análise a década de 1990 e todos os governos que passaram por ela – Jurandyr Paixão (1993-96), Pedro Kühl (1997-2002) e José Carlos Pejon (2002-03), o único dos três que chegou a esboçar (não vou entrar no mérito se a iniciativa foi eleitoreira ou não) um plano econômico para o município.

Reforço o termo “esboçar” porque o plano lançado na época era tímido e deixava muito a desejar em relação às modernidades que outras cidades já apresentavam, como a atração de empresas de alta tecnologia e mão-de-obra qualificada.

Pois bem: nos últimos dias, jornais locais destacaram a notícia de que Rio Claro, Iracemápolis e Cordeirópolis - cidades vizinhas a Limeira - juntaram-se para implantar um aeroporto regional.

Enquanto isto, Limeira esboça (a repetição do termo é proposital e visa demonstrar a mesma fragilidade válida para o plano de desenvolvimento citado) há uma década um projeto de aeroporto, já destacado neste blog. Surgido com finalidade eleitoral, virou motivo de piada após 11 anos – e de investigação, já que uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) foi instaurada na Câmara Municipal a fim de apurar os gastos públicos com o projeto que não sai do papel.

Uma outra mostra de como Limeira perdeu o bonde pode ser visto em recente reportagem da “Folha de S. Paulo”/UOL sobre a procura de cidades para servirem de base às seleções na Copa do Mundo de 2014. O Estado de São Paulo, por sua infraestrutura, tem se destacado, mas Limeira nem é mencionada porque não se preocupou e, portanto, não se preparou para tal.

Em tempo: para não ser só pessimista, a mesma pessoa que pronunciou a frase que abriu esta postagem mostrou-se otimista em relação ao futuro da cidade.

É esperar para ver...

0 comentários: