segunda-feira, 8 de julho de 2013 | |

Ei, governo, cadê você enquanto nos espionam?

Onde estava o governo brasileiro nos últimos dias que não acionou sua diplomacia e seu serviço de informações para apurar a respeito da bisbilhotagem norte-americana pelo mundo?

Ou o governo brasileiro acreditava que o Brasil estava fora da espionagem “yankee”?

Foi só depois que o caso veio à tona por meio de brilhante reportagem do jornal “OGlobo” que o governo brasileiro decidiu manifestar preocupação, indignação e pedir informações aos Estados Unidos.

É certo que o governo Dilma Rousseff tem tido problemas em demasia na área interna para se preocupar com política externa, mas de certo modo a espionagem norte-americana diz respeito a todos os brasileiros. Neste sentido, não custava nada estar antenado nos fatos e, de ofício, juntar-se a outros países para cobrar esclarecimentos do governo dos EUA.

Ou o governo brasileiro foi ineficiente e não se ligou na gravidade do que ocorria e vinha sendo fartamente noticiado em todo o mundo ou simplesmente considerou o tema de menor relevância  - e agora tenta “jogar para plateia”.

Em qualquer dos casos, trata-se de um erro crucial de atuação. Mais um erro.

Em tempo: aproveito para avisar ao companheiro Obama e aos seus que podem bisbilhotar à vontade na minha caixa de e-mails e nos meus telefonemas. Não há nada relevante nem que precise ser escondido - embora eu saiba do direito inviolável à privacidade (está lá no capítulo I, dos direitos e garantias fundamentais do cidadão,
artigo 5°, itens X e XII da Constituição brasileira).

0 comentários: