quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013 | |

O mundo da aviação na tela do computador

Conheci há pouco tempo um site muito legal. É o Flight Radar 24, um verdadeiro tesouro para as pessoas que, como eu, são apaixonadas pelo mundo da aviação. Ele permite visualizar, em tempo real (ou, no máximo, com atraso de cinco minutos), todos os voos no mundo.

Você escolhe uma determinada região e vê os aviõezinhos se locomovendo. Basta clicar em um deles para saber de qual companhia se trata, o número do voo, rota, tipo de aeronave, altitude, velocidade, etc. Uma riqueza de informações!

Se quiser fazer um teste, vale a pena: procure a região onde você mora e aguarde a passagem de algum avião. Quando avistá-lo no site, pode procurá-lo no céu. Já fiz isto várias vezes e sempre dá certo. Aliás, tornou-se uma diversão - minha e da minha mãe - procurar os aviões cruzando Limeira. "É batata!", como diria um conhecido.


Se você curte aviação e ainda não conhece o Flight Radar, uma dica: ao clicar num avião e ver todas as informações já mencionadas nesta postagem, observe um link azul, logo abaixo, escrito "cockpit view". Clique e mais do que dados do voo, você o acompanhará em tempo real a partir da visão dos pilotos (atenção: é preciso instalar o plug-in do Google Earth). É pura adrenalina! 

Eu já cansei de ver aviões pousando no aeroporto internacional de Guarulhos. Dia desses, ao acompanhar um voo, vi até uma arremetida (ou aterrissagem descontinuada, na linguagem oficial). Conforme o avião se aproximava, ia descendo, descendo... até que na reta final começou a subir, subir... Foi até uns 1,8 mil metros, fez um longo círculo e retomou o procedimento de aterrissagem.





Aliás, por meio do site é possível ver as rotas de aproximação dos aeroportos, como a fila para descer em Guarulhos. 


Também é possível deduzir quando há tráfego excessivo, já que os aviões começam a fazer curvas estranhas, como a que eu também flagrei.


Agora é com você: aperte o cinto e boa viagem!

0 comentários: