quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 | |

Sobre amizade, confiança e perdão

"Como é maravilhoso poder confiar em alguém! Ter um grande amigo. Um amigo que vai ouvir os nossos segredos e não vai sair espalhando por aí. Um amigo com o qual podemos contar nos momentos de alegria e de tristeza também.
(...) Porém a confiança não é um caminho de uma só direção. É um sentimento que se compartilha, é algo que só pode existir quando está nos dois lados. (...) Confiança só acontece a dois, quando um respeita o outro. Quando um conhece o outro muito bem. Como é possível confiar em alguém que não conhecemos direito? Você só pode ter um amigo fiel se também for fiel ao seu amigo. Se ele também puder contar com você em todos os momentos.
(...) Confiar não é ser bonzinho. Nem é fazer papel de bobo. Confiar é ter responsabilidade pelo que você faz. É ser honesto. É ser correto com seu amigo (...).
Mas para confiar nos outros é preciso primeiro ter confiança em si mesmo." (p. 83-4)


***

"Perdoar exige ao mesmo tempo humildade e coragem. Aprenda com Jesus e Seus apóstolos a perdoar de coração. Sem deixar nenhum restinho de raiva nem de ressentimento.
E o que é perdoar? É aceitar o outro e desculpá-lo por algum mal que ele nos tenha feito. Também precisamos de coragem para pedir perdão quando erramos. Todas as vezes que fazemos isso, a verdade vence." (p. 78)
Padre Marcelo Rossi, “Agapinho”

0 comentários: