domingo, 30 de dezembro de 2012 | |

Os EUA segundo Paulo Francis

Não é fácil constatar, interpretar e eventualmente traduzir a cultura de todo um país, o jeito de ser de um povo. Alguns bons observadores, porém, conseguem este feito. No caso dos Estados Unidos, poucos fizeram isto tão bem quanto o jornalista Paulo Francis (1930-1997).

Em suas colunas nos jornais e na TV, ele falava da sociedade norte-americana e dos EUA como nação de modo crítico e, às vezes, mordaz. Para isso, fazia uso da política doméstica e dos costumes da sociedade.

O resultado é um retrato fiel do que são os Estados Unidos da América. Ou alguém há de discordar das afirmações de Francis mencionadas a seguir?

“Ideias radicais que transcendessem o liberalismo de 1776 nunca, porém, vingaram, e até hoje os EUA são o único país industrializado sem um movimento esquerdista consolidado em partidos e sindicatos operários.” (p. 34)

“O país, porém, é jovem e nunca revelou incapacidade de aprender. E o povo, o que é mais importante, nunca permitiu que lhe roubassem o direito de pensar e agir livremente.” (p. 40)
“Diário da Corte” (IN: Reafirma-se o espírito liberal de 1776, 4/7/1976)

 “Celebridade é prostituição em vários sentidos. (...) As celebridades vendem jornais. Vender é a palavra-chave. Tudo está à venda neste país, o mais vendido do mundo.” (p. 69-70)
“Diário da Corte” (IN: Como vivem os ricos, 2/2/1978)

As observações foram tão bem feitas que, mais de três décadas depois, continuam verdadeiras.

0 comentários: