quinta-feira, 18 de outubro de 2012 | |

Os enigmas e mistérios de Washington D.C.

Assisti nesta madrugada ao episódio 27 de “Alienígenas do Passado”, no History Channel, e fiquei surpreso com algumas informações. O episódio - intitulado “Fundadores e alienígenas” - busca desvendar “o significado por trás das mensagens secretas que podem ser encontradas ao longo da cidade de Washington”. “Teriam tido os pais fundadores dos Estados Unidos alguma ligação com extraterrestres? Se assim fosse, este conhecimento pode ter sido incorporado aos símbolos, à arquitetura, e inclusive aos documentos da fundação deste país norte-americano?”

Já conhecia as teorias – algumas delas conspiratórias – a respeito da simbologia existente na capital norte-americana. Um dos livros de Dan Brown tratou exaustivamente do assunto.

Vendo o episódio de “Alienígenas do Passado”, porém, percebi que de fato a capital dos EUA exibe muitos símbolos que passam despercebidos por grande parte (provavelmente a maioria) das pessoas que a visitam. Eu, por exemplo: estive lá duas vezes e nunca tinha reparado em algumas questões.

Parece-me não haver dúvida de que símbolos da maçonaria estão presentes na capital – e na história do país. Basta reparar na pirâmide com um estranho olho no topo presente nas cédulas de um dólar, símbolo máximo da economia norte-americana.

Também são famosas as indicações de que as ruas de Washington D.C. foram desenhadas de modo a formar símbolos maçons, como a estrela de cinco pontas.

Não há dúvida de que as principais estruturas arquitetônicas da capital têm fortíssimas influências gregas, romanas e egípcias. Basta ver o Capitólio, a Casa Branca, o Memorial de Lincoln e o Monumento a George Washington. Este, aliás, é uma das evidências de que há uma relação entre as estruturas de poder desenhadas para a capital e a maçonaria.

Segundo o episódio de “Alienígenas do Passado”, o monumento – em formato de obelisco, referência clara ao antigo Egito – aponta exatamente para as plêiades, um aglomerado de estrelas da constelação de Touro.


Qual não foi minha surpresa ao pesquisar no Google a respeito de tais estrelas (que, confesso, desconhecia) e verificar, espantado, que elas formam justamente o desenho do National Mall de Washington, a grande via que liga as principais edificações de poder na cidade. De um lado, o Memorial de Lincoln; no sentido oposto, o Capitólio. Mais próximo a este, de um lado a Casa Branca; de outro, o obelisco.


Não sei se há alguma relação entre as estrelas e o desenho da capital, mas que tudo parece muito estranho, isto parece.

Há muitos outros desenhos evidentes na cidade, como a formação do esquadro (um dos principais símbolos da maçonaria) entre a Pensylvannya Avenue, o Capitólio e a Maryland Avenue. A própria estátua no topo da sede do Congresso seria outro sinal (trata-se de uma figura humana com uma águia):



Sem contar a pintura no topo do domo do Capitólio em que George Washington aparece como um deus.



Sem dúvida, Washington guarda (ou revela mesmo!) muitos enigmas. Segredos do passado, segredos da história.

PS: é possível visitar o Capitólio. O passeio, guiado, é grátis. Eu confesso que não achei muita graça. Talvez se soubesse de todos os "mistérios" antecipadamente teria sido mais legal. Para um relato mais fiel sobre a visita, recomendo um texto do site "Aprendiz de Viajante". No texto, é possível ver em detalhes a pintura de George Washington mencionada nesta postagem. 

Abaixo, algumas fotos do interior da sede do Congresso norte-americano:





* A foto das estrelas foi retirada do Wikipedia; as demais são minhas e de Carlos Giannoni de Araujo

0 comentários: