sábado, 13 de outubro de 2012 | |

No telhado da CNN

Já fiz várias postagens neste blog a respeito da visita que fiz em abril deste ano à sede da CNN, em Atlanta (EUA). Restaram alguns registros que gostaria de compartilhar. Entre eles, um dos computadores do controle de satélites da emissora e uma foto no telhado da CNN (sim, até lá subimos) com Arnie Christianson, diretor de Operações da rede para a área de satélites e transmissão. 

Arnie explicou todo o sistema de operação da CNN. Pode-se resumir o trabalho basicamente em dois pontos: 1) garantir que, independentemente de problemas, a emissora continue no ar (seja com sinal a partir de Atlanta, Nova York, Los Angeles, Londres ou onde for); e 2) garantir que a entrada dos correspondentes mundo afora seja realizada conforme planejado.

Quando um jornalista precisa fazer uma entrada ao vivo de outro país, os responsáveis pela parte editorial pedem ao setor de operações que viabilize o satélite em determinado horário. E assim é feito.

Quanto ao sistema de transmissão, parece tudo tão à prova de falhas (pode haver um terremoto que, ainda assim, a CNN tem condições de seguir no ar) que me fez questionar o diretor: "Afinal, o que pode dar errado?". A resposta de Arnie foi honesta e um tanto engraçada: "As falhas de comunicação...". Em outras palavras, falha humana.






* As fotos são minhas, de Carlos Giannoni de Araujo e de Sabrina Yamamoto

0 comentários: