sábado, 20 de outubro de 2012 | |

Mais templos do esporte

Já mostrei no blog Piscitas - travel & fun - no qual escrevo crônicas e relatos de viagens - a emoção que foi assistir a jogos da NBA em Atlanta, Washington D.C. e Chicago. Já neste blog mostrei recentemente dois templos da NFL (a liga de futebol norte-americano) - em Atlanta, onde pude fazer uma visita guiada, e Nova Orleans.

O esporte sempre passa por minhas viagens. Estádios, ginásios, jogos - faço questão de incluí-los em qualquer roteiro. 

Como no blog Piscitas fiz há alguns dias uma postagem sobre Boston, para aproveitar o "gancho" (como dizemos no jornalismo) vou agora mostrar detalhes de dois templos do esporte naquela cidade. Tive a oportunidade, em abril, de conhecer de perto o TD Garden e o histórico Fenway Park.

O TD Garden é uma arena multiuso patrocinada por uma empresa. Fica logo ao lado do rio Charles e parece um "caxotão". É até bonito na frente, mas efetivamente não lembra um ginásio. Junto dele funciona uma estação de trem/metrô - a North Station. Nesta arena, jogam os times de basquete (o famoso Celtics) e hóquei (os Bruins) da cidade.

A visita é paga e não tem guia. Atenção: o tíquete deve ser comprado na loja de produtos dos times e a entrada é por uma porta ao lado (é preciso telefonar, acredite, para a atendente abrir a dita cuja porta). Além de conhecer o ginásio (sem os vestiários), o visitante passa pelo museu do esporte.


  
  









O Fenway Park é um estádio centenário - a comemoração se deu justamente em abril deste ano, quando lá estive. Por ser bastante antigo, quando uma empresa comprou o time de baseball da cidade, o famoso Red Sox, há alguns anos, cogitou-se derrubar o estádio e erguer um novo. 

O projeto provocou uma forte reação da comunidade, que se mobilizou e convenceu a empresa a manter o estádio. A decisão foi tomada depois que técnicos garantiram que era possível reforçar as estruturas do Fenway Park sem mudar suas características. 

Assim, hoje os apaixonados torcedores locais e quem visita Boston têm o privilégio de conhecer um verdadeiro templo do esporte. Um estádio centenário, com muitas histórias. 

A visita ao local é paga (o ingresso é vendido na loja de artigos esportivos em frente) e guiada. No dia em que lá estive, haveria um jogo dos play-offs à noite e a equipe adversária, de Nova York, estava treinando. Em dado momento, o atleta arremessou na nossa direção. A bola acertou uma garota que estava conosco, fazendo-a chorar de dor. Como gentileza, o arremessador deu a bola de presente para a menina.

O famoso Fenway Park é o estádio mais antigo ainda em uso na liga de baseball dos EUA (só por curiosidade, ele foi inaugurado dias após - 20 de abril de 1912 - a tragédia do Titanic).

Em tempo: o Red Sox perdeu o jogo daquela noite bem como os demais do play-off (o time era bem ruinzinho...).

  


  
  
  
  


PS: esta postagem é dedicada a Antonio Cândido Parronchi, o querido Cacá. Grande figura, agora casado! De minha parte, as fotos foram feitas para ele ver.

* As fotos são minhas e de Carlos Giannoni de Araujo

Leia também:

- Templos olímpicos

- A magia de San Siro

- Templos do esporte

- Yes, I did! - Uma experiência no Turner Field

0 comentários: