terça-feira, 16 de outubro de 2012 | |

Imprensa: inovação e qualidade

O jornalismo terá futuro se conciliar as novas tecnologias com os fundamentos da atividade - a informação que tenha credibilidade, contexto e análise. Melhor ainda se for exclusiva. É este o mínimo múltiplo comum de um debate sobre o futuro do jornalismo, realizado ontem na 68ª Assembleia Geral da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa), em São Paulo.

O evento reuniu representantes dos principais jornais e revistas do país, entre eles Sérgio Dávila, editor-executivo da “Folha”, Ricardo Gandour, diretor de conteúdo de "O Estado de S. Paulo", Ascânio Seleme, diretor de Redação de "O Globo", e Eurípedes Alcântara, diretor de redação da revista "Veja".

O debate é uma inovação dentro da assembleia da SIP. Foi uma atividade gratuita, voltada para estudantes e profissionais, chamada "Domingão da SIP".

Ao responder se o jornalista terá de ser multimídia, Dávila afirmou que sim, mas fez uma ressalva: "Nada disso adianta se o repórter não tiver o desejo de ter a informação exclusiva. É como uma Ferrari sem gasolina".

Dávila disse que jornalistas convivem com guinadas tecnológicas desde o século 19, com a invenção do telégrafo, que levou os textos a se tornarem mais concisos.

Hoje, o cruzamento de jornalismo e tecnologia provoca uma multiplicação de plataformas - site, tablets e celulares. "Os jornalistas sempre tiveram de ser generalistas, também em tecnologia."

Gandour defendeu que jornais "têm de incorporar novas narrativas, mas manter o objetivo essencial do jornalismo", que é a informação de credibilidade, segundo ele.

Seleme falou sobre jornalismo sem papel. "O jornalismo de qualidade vai sobreviver mesmo após o papel". Isso ocorrerá, diz, porque "pessoas e corporações precisam de notícia de qualidade".

Alcântara tratou da ética jornalística no futuro. Ele descreveu a internet como "um mundo selvagem, sem lei", no qual o jornalismo precisa marcar presença.

Fonte: Folha de S. Paulo, “Jornalismo tem de aliar inovação e qualidade”, Poder, 15/10/12 (reportagem sem assinatura de autor).

0 comentários: