quinta-feira, 13 de setembro de 2012 | |

O que a cerveja tem a ver com eleição? Tudo!

Sem querer, a cerveja – ela mesma! – virou símbolo de corrupção.

Não está entendendo?

Eu explico: tudo começou durante um bate-papo de um candidato a prefeito com estudantes numa faculdade de Limeira. Um jovem pediu a palavra e perguntou ao candidato qual era, afinal, a fonte de financiamento das campanhas. Para justificar a pergunta, o estudante comentou que havia candidato oferecendo cerveja de graça para os eleitores. E emendou: “É, uma cervejinha até vai bem, mas...”.

Na resposta, o candidato explicou que são diversas as fontes de recursos para custear uma campanha eleitoral. Via de regra doações do partido, de empresas e pessoas físicas, além de dinheiro do próprio candidato eventualmente.

Entretanto, a resposta não parou aí. Ao defender o voto facultativo e o financiamento público das campanhas, o candidato lembrou que reside justamente nas doações (muitas delas ilegais, “caixa dois”) de campanha a raiz de grande parte da corrupção que se vê Brasil afora. A lógica é simples: quem financia hoje vai cobrar a conta amanhã.

E quem paga a conta? Não, não é o candidato. É, em última análise, o cidadão. Isto porque a retribuição pela ajuda na campanha costuma partir do superfaturamento de obras e serviços – feitos em geral por meio de aditivos contratuais. A construção de uma escola, por exemplo, que deveria custar R$ 2 milhões, sai por R$ 4 milhões. A diferença vai para o bolso do doador (e via de regra também do político).

Como é dinheiro público, dos impostos pagos pelo contribuinte, o financiamento da campanha acaba custando caro para o próprio cidadão.

Após a explicação, o estudante chegou à conclusão óbvia:

 - Então, no fim das contas, sou eu mesmo que estou pagando a cerveja!

O comentário provocou risadas do público que acompanhava o evento. Aproveitando a deixa, o candidato emendou, de forma oportuna:

- E é a cerveja mais cara que você já tomou!

Leia também:




* Para acompanhar a prestação de contas - com doações e despesas - dos candidatos à Prefeitura de Limeira, veja o blog “Limeira 2012” ou acesse diretamente aqui e aqui.

0 comentários: