quinta-feira, 31 de maio de 2012 | |

Uma cidade que pensa alto

Em Toronto, no Canadá, o conselheiro (espécie de secretário municipal) Lou Di Gironimo propôs a criação de um novo conjunto de ilhas junto ao lago Ontário, na boca do rio Humber. A iniciativa – que custaria alguns milhões de dólares – resolveria dois problemas: a poluição da água e o excesso de resíduos da construção (a cidade virou um verdadeiro canteiro de obras, notadamente prédios).




Segundo anotou Marcus Gee em artigo no “The Globe and Mail” de 21 de abril, Toronto esforçou-se nos últimos anos para despoluir a água do lago que a banha. Hoje, oito das 11 praias estão limpas, com bandeira azul. Contudo, duas das praias preferidas dos banhistas por gerações - a Marie Curtis e a Sunnyside – ainda são afetadas por poluentes que entram no lago pelo rio.

O projeto do novo arquipélago, batizado de Humber Bay, permitiria limpar a água dessas praias. Além disso, com as novas ilhas, a cidade ganharia um área de lazer, valorizando ainda mais seu “lakefront”, ou seja, a margem do lago.

Ainda conforme o artigo, Toronto vai produzir 800 mil metros cúbicos de entulho com escavações para obras de água e esgoto nos próximos dez anos. Já uma obra de trânsito gerará outros 800 mil m3. Isto sem contar as fundações dos prédios que estão sendo erguidos na cidade.

Para fazer o Humber Bay, seriam necessários dois milhões de m3 de resíduos - as ilhas entrariam um quilômetro lago adentro. Ou seja: o projeto absorveria os detritos e a cidade economizaria o dinheiro que seria usado para transportar o material até o aterro.

Naturalmente, o projeto de Di Gironimo é polêmico. Por enquanto, tudo não passa de uma ideia - o conselho municipal concordou em fazer um estudo. O analista do jornal, porém, não deixou de saudar a iniciativa ao concluir seu texto: “It´s great to see a mandarin who isn´t afraid of think big” (“É ótimo ver um mandarim* que não tem medo de pensar grande”).

É isto aí – grandes cidades exigem grandes soluções!


* Na China antiga, mandarim significava um alto funcionário público.

0 comentários: