sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 | |

Félix mentiu - e a pergunta segue sem resposta

O prefeito afastado Silvio Félix (PDT) mentiu. Ou durante sua participação na comissão processante na última quarta-feira ou numa entrevista à imprensa na sala de reuniões do Edifício Prada, sede do Executivo limeirense, no dia 25 de novembro – um dia após a megaoperação do Ministério Público que resultou na prisão de sua esposa, filhos, parentes e funcionários das empresas de sua família.

Naquele 25 de novembro, ao inquirir o então prefeito, questionei o que segue:

- Félix, a denúncia do Ministério Público menciona que a Fênix Plantas foi declarante do Simples Nacional nos anos de 2008, 2009 e 2010. Quem declara o Simples é porque não possui grandes receitas. Como uma empresa que declara o Simples, sem grandes receitas, pode ter comprado milhões em imóveis?

A resposta de Félix foi simples e um tanto evasiva, mas não deixou margem para dúvida naquela ocasião:

- Não, está errado aí (na denúncia). A empresa não é declarante do Simples.

Ele alegou que não tinha como provar naquele momento, mas que poderia fornecer as declarações de renda da empresa posteriormente para confirmar o que dizia.

Pois bem. Exatamente dois meses depois, em 25 de janeiro, Félix falou à comissão processante (CP) da Câmara Municipal na condição de réu. Parte do depoimento foi pública e parte secreta. Após os trabalhos, em entrevista à imprensa, o agora prefeito afastado informou ter entregue aos membros da CP, entre outros documentos, a Declaração Anual do Simples Nacional da Fênix entre 2009 e 2011 (referentes ao ano-base 2008 a 2010). Isto consta nas reportagens publicadas pela imprensa (leia aqui).

Daí a conclusão que Félix mentiu numa ocasião ou em outra. E, considerando que disse ter entregue à CP as declarações do Simples Nacional da Fênix Plantas, volta-se à questão inicial:

- Como uma empresa que declara o Simples, sem grandes receitas, pode ter comprado milhões em imóveis?

Eis a resposta que Félix ainda não forneceu...

0 comentários: