segunda-feira, 14 de novembro de 2011 | |

Limeira em destaque na Europa

Há quase três décadas dedicando-se à pesquisa a respeito da história de Limeira, José Eduardo Heflinger Júnior, o Toco, está levando o nome da cidade mundo afora. Ele acaba de retornar de mais uma turnê do Projeto “Imigração Resgate” pela Europa. Desta vez, o objetivo da viagem foi a inauguração de uma mostra permanente sobre a emigração europeia para as fazendas de café do Brasil no século 19.

A exposição – chamada “Auswanderung nach brasilien über das Halbpachtsystem” – foi aberta no último dia 2 no Ballin Stadt, em Hamburgo, na Alemanha. Ela é composta por uma série de paineis com imagens raríssimas obtidas por Toco durante suas pesquisas nos últimos seis anos pelos arquivos da Europa. A mostra foi destaque em veículos da imprensa brasileira e internacional, como a Hamburg Magazin, a Kultur Port, a BrasilienMagazin e a Kultur News.

Segundo o pesquisador, a abertura da mostra superou as expectativas. “Uma baita representatividade e amarração de novos projetos que serão importantes para a produção de novidades que serão incorporadas à exposição para que ela tenha uma dinâmica interessante”, citou em e-mail.

Tive o prazer de acompanhar Toco e sua esposa Maria Helena na primeira viagem do projeto à Europa, em 2005. Na ocasião, passamos por três países – Alemanha, Suíça e Portugal. Palestras e pesquisas foram feitas em vários locais. Uma semente foi plantada e seus frutos já aparecem. Um dos parceiros do projeto na Europa, o professor Gilberto Calcagnoto, por exemplo, foi contatado casualmente durante aquela primeira viagem.

Conhecendo Toco, seu esforço e sua dedicação a esta causa, tenho certeza que novidades surgirão, em breve. Espero estar junto numa próxima oportunidade.

Em tempo: quem estiver em Hamburgo poderá conferir a exposição no Ballin Stadt. Ele fica na Veddeler Bogen 2. O telefone é +49 40/31979160. Mais informações aqui.

0 comentários: