quarta-feira, 29 de junho de 2011 | |

Mais sobre a farra da Copa

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou hoje, em primeira votação, o projeto da prefeitura que concede isenções fiscais para a construção do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera. As isenções somam R$ 420 milhões e foram concedidas porque o futuro estádio deverá ser usado na Copa do Mundo de 2014. É dinheiro que o município de São Paulo deixará de arrecadar.

É certo, como disse o prefeito da capital, Gilberto Kassab (PSD, em criação), que a Copa deverá trazer para a cidade bilhões de reais em turismo e negócios. Essa montanha de dinheiro, porém, viria de um modo ou de outro – ou seja, com ou sem isenções fiscais. O que se questiona, portanto, é: por que dar isenção para uma obra privada, que trará lucro para os seus empreendedores (clube, construtores e patrocinadores)?

Mais: não prometeram que as obras da Copa não teriam dinheiro público? No caso do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), os empréstimos ainda serão pagos. O caso de São Paulo é diferente: trata-se de isenção, ou seja, a prefeitura está abrindo mão de recursos públicos.

Não se trata de questionar benefícios a um clube ou outro. Trata-se de discutir a aplicação de recursos públicos, dinheiro do contribuinte, do cidadão. No caso, como não é dinheiro a ser dado, mas sim não recebido, trata-se de questionar a não destinação de recursos para projetos, obras e serviços públicos.

Com a aprovação do projeto de isenção em primeiro turno, a preparação da Copa do Mundo segue o seu roteiro: orçamentos estourando, prazos estourando, dinheiro público a rodo e poucos, bem poucos, lucrando.

Como escreveu recentemente Juca Kfouri em sua coluna no jornal “Folha de S. Paulo”, apropriadamente intitulada “E qual é a surpresa?”: e você, por que não reage?

1 comentários:

Alex Contin disse...

E como que a população pode reagir a isso Rodrigo??????? A única coisa que dá um pouco de ânimo é ver que o povo está voltando às ruas para manifestar, mas resta saber quando que essas manifestações vão conseguir reverter o aumento salarial de senadores... contra mulher de prefeito que roubava na prefeitura, contra isenções fiscais para estádios de copa... e etc etc etc!!! O pior dessas isenções é a contradição entre um governo que quer fazer distribuição de renda e outro que abre mão dos recursos que poderiam ser investidos em educação e nos vários outros problema de São Paulo! Vai entender...