quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 | |

O peso dos tributos

Conhecer um determinado lugar é muito mais do que simplesmente ir a seus pontos turísticos. Neste sentido, sempre quando viajo busco observar detalhes da sociedade local a fim de aprender mais sobre aquela comunidade e aquele lugar.

Um fato que costuma chamar minha atenção nas viagens ao exterior, por exemplo, são as propagandas. Elas dão um belo painel de vários aspectos da vida das pessoas, quais os alimentos preferidos, como está a economia, etc.

No caso dos veículos, há tempos tenho notado uma diferença monumental no preço dos veículos no Brasil em relação aos Estados Unidos e à Europa Ocidental. Numa recente viagem à Itália, fiz questão de anotar os preços de vários carros que apareciam nas propagandas (todos 0 km):

Mégane – 15.700 euros (cerca de R$ 43 mil)
Spark – 7.500 euros (cerca de R$ 20 mil)


Cruiser – 15 mil euros (cerca de R$ 41.250)
Sandero – 7.350 euros (cerca de R$ 20 mil)
Nissan Qashqai – 17.500 euros (cerca de R$ 48 mil)

Nos EUA a situação é semelhante. Até na Argentina o carro é mais barato (e muitas vezes é um modelo brasileiro...).

A explicação para tamanha diferença em relação ao preço dos carros no Brasil é simples: o peso dos impostos. Por aqui, a carga tributária chega a 40% do valor final do veículo, como informa uma reportagem do portal G1 (leia
aqui). Em alguns modelos importados, o porcentual é ainda maior.

* Imagens retiradas do Google

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