sexta-feira, 14 de janeiro de 2011 | |

Vik Muniz na novela

Só hoje, no último capítulo de “Passione”, a novela das 21h da Rede Globo escrita por Silvio de Abreu, vi nos créditos finais que as obras de arte que ilustram a abertura são do artista brasileiro Vik Muniz. Radicado em Nova York há décadas, ele foi alvo de uma postagem no blog em novembro de 2008 (leia aqui).

Até hoje, só vi pessoalmente uma obra de Vik Muniz - um "Self-Portrait" ("Autorretrato"). Foi no High Museum, o museu de arte de Atlanta, nos Estados Unidos.


Em tempo: o High Museum tem trabalhos de Van Gogh, Monet, Renoir, Michelangelo e principalmente de artistas norte-americanos. Os trabalhos de arte contemporânea, onde está a obra de Muniz, chamam a atenção. Em todo o museu, são 11 mil peças, incluindo pinturas e quadros americanos, europeus e africanos.



Além das obras, o próprio prédio do museu chama a atenção. Reformado e ampliado há pouco tempo, ele possui uma arquitetura que lembra o Guggenhein de Nova York – não necessariamente pelo formato semelhante, mas sim pela ousadia das formas. O High Museum possui amplos vãos; rampas que, vistas do alto, parecem se movimentar; é todo angulado, enfim, merece ser apreciado.





* Para quem quiser um passeio virtual, o site do museu pode ser acessado aqui.

0 comentários: