quinta-feira, 19 de agosto de 2010 | |

O aeroporto que não decola

Notícia divulgada nesta quarta-feira no site EPTV.com dá conta de que o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) vai investir em melhorias em sete aeroportos paulistas. Serão construídos novos hangares em Tupã, Araçatuba, Piracicaba, Barretos e São Carlos. Os aeroportos de São José do Rio Preto e Sorocaba vão receber novos espaços para escolas de aviação, lojas, oficinas, abrigos de aeronaves e empresas de aluguel de carros.

A lista de aeroportos de São Paulo tem cinco unidades sob administração da Infraero (a estatal federal que cuida desse setor) – Campo de Marte e Congonhas, em São Paulo; Cumbica, em Guarulhos; Viracopos, em Campinas; e São José dos Campos.

Do Daesp, são 36: Gavião Peixoto, Amarais (Campinas), Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Atibaia, Avaré-Arandu, Barretos, Bauru, Bauru-Arealva, Botucatu, Bragança Paulista, Capão Bonito, Dracena, Franca, Itanhaém, Jundiaí, Lins, Marília, Ourinhos, Penápolis, Piracicaba, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Manuel, Sertãozinho, Sorocaba, Tupã, Tatuí, Ubatuba e Votuporanga.

Como se vê, Limeira não aparece na lista. E o motivo é simples: a cidade não possui aeroporto. Com quase 300 mil habitantes e um orçamento de R$ 450 milhões, Limeira não tem uma pista de pouso minimamente estrutura, com pavimento, para receber aviões. A antiga pista, no Jardim Aeroporto, foi descredenciada este ano pelo Ministério da Defesa, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União. A nova pista, no bairro do Pinhal, anunciada em 2002, ainda não foi construída.

Algumas verdades precisam ser ditas:

1) nenhum governo até hoje considerou a construção de um aeroporto uma prioridade. Não necessariamente a prioridade número um, mas ao menos uma das prioridades. No governo Pedro Kühl (1997-2002), inclusive, pelo menos um secretário manifestou diversas vezes duvidar da necessidade de um aeródromo no município;

2) a cidade não teve e não tem influência política para obter verbas estaduais e federais para um aeroporto.

É inaceitável – sem que isso soe como desmerecimento a qualquer cidade – que municípios bem menores, como Andradina, Avaré-Arandu, Dracena, Ourinhos, Penápolis, Presidente Epitácio, São Manuel, Tupã e Tatuí tenham pistas de pouso estruturadas enquanto Limeira sequer tem um lugar regularizado para receber um aviãozinho sequer.

Um mapa com os aeroportos administrados pelo Daesp dá uma noção melhor do atraso limeirense. Basta clicar em cada uma das cidades e você verá a pista de pouso – asfaltada – e a movimentação aérea, de cargas e passageiros.



Votuporanga
Dimensões da Pista (m): 1.500 x 30 
Terminal de Passageiros (m²): 250 
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 10


Andradina
Dimensões da Pista (m): 1.500 x 30
Terminal de Passageiros (m²): 250
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 120


Dracena
Dimensões da Pista (m): 1.500 x 30
Terminal de Passageiros (m²): 250
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 100


Presidente Epitácio
Dimensões da Pista (m): 1.340 x 18
Terminal de Passageiros (m²): 190,85
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 10


Tupã
Dimensões da Pista (m): 1.500 x 35
Terminal de Passageiros (m²): 395
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 120

Penápolis
Dimensões da Pista (m): 1.500 x 30
Terminal de Passageiros (m²): 210
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 12


São Manuel
Dimensões da Pista (m): 1.000 x 20
Terminal de Passageiros (m²): 230
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 12


Ourinhos
Dimensões da Pista (m): 1.500 x 30
Terminal de Passageiros (m²): 200
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 25



Bragança Paulista
Dimensões da Pista (m): 1.200 x 30
Terminal de Passageiros (m²): 225
Estacionamento de Veículos - nº de vagas: 76

* Fonte: Daesp (imagens do site do Daesp)

1 comentários:

Sara disse...

A verdade é que é muito importante para continuar a ver estas coisas, porque você aprende muito, tenha em mente que tudo o que podemos fazer é nos dar informações sobre onde ir nas férias, eu acho que vou tentar conseguir um Aluguel apartamentos buenos aires