quarta-feira, 4 de agosto de 2010 | |

Investindo em cultura

Já que o museu de Limeira está temporariamente fechado para reforma, sugiro que a prefeitura faça uma visita para a vizinha Santa Bárbara d´Oeste a fim de ver como é possível fazer um museu moderno sem gastar muito. Basta passar no Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi, indústria de máquinas que ficou conhecida no país pela produção dos famosos Romi Isettas (leia mais aqui).

O Cedoc conta a história de Santa Bárbara desde os tempos primitivos até a atualidade misturando recursos tecnológicos, peças e imagens históricas. Lá estão narradas a história da fundadora da cidade, do ciclo da cana-de-açúcar e da indústria têxtil, os imigrantes americanos e italianos, tratores e automóveis, entre outros fatos.

“Os mais modernos recursos de multimídia, trabalhos artísticos, objetos de época, fotos, projeto arquitetônico inovador foram utilizados para oferecer ao visitante um ambiente agradável, lúdico, diversificado que lhe possibilite conhecer a história de Santa Bárbara d´Oeste de forma prazerosa’, cita o folder do Cedoc – que conta com o trabalho de especialistas.

Trata-se de um ambiente diferente e único na região, que segue modelos de modernos museus do mundo. Um local em que o público tem uma experiência viva, muito além das visitas passivas que marcam, por exemplo, o museu de Limeira.

Está dada a dica. Não é preciso ir longe para buscar inspiração.



Em tempo: o Cedoc da Fundação Romi fica na Avenida João Ometto, 118, Jardim Panambi, bem perto da prefeitura.

0 comentários: