quarta-feira, 25 de agosto de 2010 | |

Dois templos da leitura

Tenho uma dívida com o velho continente – e prometo, de antemão, pagá-la. Nas vezes em que lá estive, nunca (eu disse nunca) entrei numa livraria. Tirando aquelas lojinhas dos museus, nunca gastei um minuto do meu tempo para entrar num desses templos da leitura. Justo eu, um apaixonado pelos livros.

Recentemente, navegando pela Internet, descobri algumas preciosidades que, com certeza, estarão nos meus próximos roteiros. Em Paris, existe uma livraria chamada Shakespeare and Company. Ela foi aberta em agosto de 1951 por George Whitman, um imigrante norte-americano que chegou à capital francesa após a Segunda Grande Guerra.


Durante o tempo em que estudou, ele acumulou uma coleção de livros e usou seu quarto como uma espécie de livraria e biblioteca. Incentivado por um amigo, decidiu abrir um negócio. Nascia a Shakespeare and Company, ao lado de Notre-Dame, no Quartier Latin, centro da criatividade e da “inteligentsia” parisienses. Desde então, a Shakespeare and Company "vem mantendo seus ideais num mundo em transformação".

Para quem não pode ir a Paris agora, uma visita ao site da livraria já vale a pena. Só o design do site merece admiração.

A especialidade da casa são os livros de literatura – clássica e contemporânea -, história, filosofia, ensaios, poesia e arte. Mais parisiente, impossível. O lugar é tão interessante que oferece espaço para estudantes trabalharem, de modo voluntário, como uma espécie de estágio. E também promove eventos, como workshops e festivais.

Mais do que uma livraria, a Shakespeare and Company é uma instituição cultural em Paris.

Em Londres, a dica é a Stanfords, loja surgida em 1901 e especializada em livros de viagens. São guias, mapas, obras com relatos de viagens e aventuras, acessórios, etc. Não faltam guias para os países mais exóticos. Sem falsa modéstia, a Stanfords se vangloria de ter um “conhecimento incomparável de livros de viagens e mapas”.


São três andares dedicados aos amantes das viagens e do turismo. Como diz a jovem que deu a dica dessa livraria no site
“Spotted by locals” (Deanna Romano, autora também da foto acima, tirada do mesmo site), visitar o lugar é uma maneira idílica de passar uma tarde chuvosa em Londres – porque a chuva e a capital inglesa são praticamente inseparáveis.

Para quem também não pode ir a Londres agora, uma passada no
site da Stanfords pode se revelar um grande barato. Entre as seções, estão a “Como obter mais de suas viagens...”, “Comida no mundo”, “Caminhada do mês”, “Nós estivemos lá no Natal...”. No site, é possível também baixar alguns guias gratuitamente.

Então não perca tempo: se você gosta de livros e viagens, reserve já sua passagem para se deliciar nestes dois lugares. Se isso não for possível, faça uma viagem virtual. Garanto que valerá a pena!

* Acrescentado em 27/8: o texto de Deanna no "Spotted by Locals" pode ser visto aqui (a pedido de um dos criadores do site em questão, que deixou uma mensagem nesta postagem).

2 comentários:

Bart van Poll disse...

Thank you for mentioning Spotted by Locals. Could you please link to the Stanfords article? That would be great - thanks!

Rodrigo Piscitelli disse...

It´s done, Bart!!

Thanks for visiting.