segunda-feira, 10 de maio de 2010 | |

PT x PDT ou PT e PDT?

A manhã de sábado foi agitada politicamente em Limeira. A cidade sediou o 2° Encontro Estadual do PDT, que selou a aliança do partido com o PT para as eleições deste ano. Foi uma mostra das nuvens da política, aquelas que mudam ao sabor do vento.

Vejamos: em 2006, o presidente estadual do PDT, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, apoiou a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin à presidência. Logo, conclui-se que ele não aprovava o governo Lula – que agora apoia. Era a favor do mesmo Alckmin contra quem faz discursos inflamados este ano.

Durante o governo José Serra, o PDT votou com o governo quase que sistematicamente. No caso do Projeto de Lei Complementar 29/09, que tratou da remuneração dos professores e que tinha a oposição da Apeoesp (o sindicato da categoria, ligado ao PT), os deputados pedetistas José Bittencourt e Rogério Nogueira foram a favor da proposta do governo. O mesmo Nogueira que discursou a favor de Mercadante no evento em Limeira.

E mais: o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, filiado ao PDT, discursou no encontro em Limeira. Encontro pró-Mercadante. Curiosamente, no dia seguinte ao evento, reportagem da “Folha de S. Paulo” (clique aqui para ler) trouxe manifestação do sindicalista a favor de... Alckmin!

E assim caminha a humanidade...

Em tempo: os petistas (com exceção do vereador limeirense Ronei Costa Martins) pareceram à vontade em meio aos novos aliados. Registre-se que a ala radical do PT de Limeira não compareceu ao encontro do PDT.

Apesar de estarem à vontade, os petistas tiveram que ouvir discursos inflamados em favor do reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário mínimo e do fim do fator previdenciário (que permite reduzir as aposentadorias), medidas que têm a oposição do governo Lula. Discursaram nesse sentido o deputado estadual Major Olímpio Gomes e o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, João Batista Inocentini, além de Torres. Os petistas ouviram em silêncio.

Aliás, uma das pessoas – empolgada - chegou a bradar no discurso que era preciso “mudar o Brasil”. Ora, será que esqueceu que o PDT fechou apoio ao PT de Mercadante e da ex-ministra Dilma Rousseff?


Em tempo: o PDT também se esforçou para deixar os petistas à vontade. O prefeito de Limeira, Silvio Félix, por exemplo, chamou pelo menos sete vezes os colegas pedetistas de "companheiro" - palavra tão arraigada no discurso petista.

0 comentários: