sexta-feira, 16 de abril de 2010 | |

Língua, cultura e imigração: o relato de uma jovem

A Isabelle Biajoni, ou Belle Polenta para os mais chegados, tem um blog bem interessante, que me foi apresentado pelo pai dela – o Luiz Biajoni, com quem trabalho na TV Jornal de Limeira.

Conheci a Polenta ainda pequena, nas esporádicas visitas que ela fazia com o pai ao Jornal de Limeira (confesso que não me recordo muito bem quais eram os motivos das visitas). O fato é que desde então gostei dela, uma menina – agora jovem – comunicativa e esperta.

Bem, naturalmente a Polenta cresceu, buscou novos ares, foi morar nos Estados Unidos e etc. A vida particular dela não vem ao caso. O fato é que as qualidades que observei naquela menina se multiplicaram, como pode ser visto no blog que ela mantém, o Panela da Polenta (clique
aqui).

Para quem duvida, sugiro a leitura do mais recente (neste momento em que escrevo) post do blog. O título é
“Linguagem”. O texto, escrito para o jornal da escola onde ela estuda, aborda as dificuldades enfrentandas pelos imigrantes em razão da língua. Só para se ter uma ideia, a Polenta tasca logo de cara o filósofo austríaco (naturalizado inglês) Ludwig Wittgenstein: “Os limites da minha língua são os limites do meu mundo”.

Para quem ler a postagem, faz todo o sentido.


Ah, já ia me esquecendo: o texto está em inglês (para fazer jus ao tema). Há, porém, muitos outros textos em português, tão interessantes quanto o que eu mencionei. Um deles, por exemplo, fala das vantagens que a Polenta e um amigo veem na cadeira da janelinha no avião.

3 comentários:

Biajoni disse...

ué, ia lá no jornal pq tinha a coluna e ia entregar, bater um pouco de papo com os colegas.
:>)
isabelle tem um grande problema com escritas... talvez por isso, vá fazer filosofia.
;>)

Rodrigo Piscitelli disse...

Ah, sim, é verdade. A coluna sobre cinema, livros, etc. Lembrei... Hahaha.

Belle Biajoni disse...

muito obrigada Rodrigo (: tenho outro texto bom sobre liguangem e imigracao se estiver interessado esta aqui ( http://paneladapolenta.blogspot.com/2009/12/i-believe-essay.html ). Sobre os "yakees" eu nao sei muito porque moro em Boston - piadinha. Os jovens americanos tem blogs sim eu so nao tenho o habito de le-los.