quinta-feira, 6 de novembro de 2008 | |

Um futebol falido

Outro dia estava conversando com um grupo de amigos sobre o tempo. A pergunta foi: será que vamos ficar como nossos pais? Eu disse: "já estamos como eles". Os amigos me olharam e eu prossegui: "quem nunca achou os desenhos animados de hoje sem graça e disse que bom mesmo eram os Flinstones, o Pernalonga, etc? Quem nunca disse que boas mesmo eram as novelas dos anos 80?" Pois é, a idade chega e automaticamente nos tornamos saudosistas. Como nossos pais. Mas isto é tema para outra postagem.

Lembrei dessa questão porque lendo notícias sobre o futebol do Interior ultimamente me bateu um saudosismo - reforçado pelo fato de ter visto no recém-inaugurado Museu do Futebol placas de várias equipes tradicionais paulistas. Sim, sou do tempo em que as equipes do Interior de São Paulo enfrentavam as da Capital no mesmo nível. Tempos em que os times de destaque eram XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ferroviária de Araraquara, São Bento de Sorocaba, Inter de Limeira... Hoje, todos estes times estão à beira da falência (só não digo falidos porque oficialmente não receberam essa classificação).

Hoje, por exemplo, li num jornal de Americana que se o Rio Branco vender sua sede social, teria R$ 9 milhões para pagar suas dívidas. Recentemente, o "Jornal de Limeira" divulgou as que dívidas da Internacional somam R$ 20 milhões.

Enquanto os clubes tradicionais - antigos celeiros de jogadores - afundam, surgem os times de empresários. Lendo notícias sobre a segunda divisão paulista, por exemplo, deparei-me com as equipes do Red Bull e Pão de Açúcar. Com todo o respeito àqueles que se dedicam a esses times, mas não consigo imaginar uma partida entre Corinthians x Red Bull. Ou Santos x Pão de Açúcar...

Obviamente que as regras do futebol devem ser respeitadas, quem vence dentro de campo deve subir e quem perde deve cair, contudo os amantes do futebol não podem deixar de lamentar essa derrocada das tradicionais equipes do Interior de São Paulo. Hoje, quem manda é o dinheiro - e só o dinheiro. O resultado é o que se vê por aí.

PS: é claro que a falência dos times interioranos se deve em grande parte ao amadorismo de suas gestões, mas resumir tudo a isso seria reduzir o problema. Há muitas outras questões envolvidas, mas isto é assunto para outra postagem.

0 comentários: