domingo, 16 de novembro de 2008 | |

Sobre blogs e blogueiros

Ele diz que os blogs ainda não chegaram a seu ápice. Mas que, ao contrário do que se prega por aí, não, eles não servem para ganhar dinheiro - quer dizer, pelo menos não para a maioria dos “mortais”. Com 24 anos, o norte-americano Matt Mullenweg ficou milionário justamente por causa dos tais blogs. Só que não como autor de um deles, mas por ter criado o WordPress, o serviço de hospedagem e criação de diários virtuais que mais cresce no mundo.

“Ter um blog não dá lucro. A pessoa faz por paixão”, disse ao "Link" durante o Latinoware, evento que reuniu ativistas do software livre de toda a América Latina em Foz do Iguaçu há dez dias.

“Os blogs ainda estão começando. Há 20 milhões de blogs ativos no mundo, um porcentual ainda pequeno da população do planeta. Nem todos irão blogar, pois ter um blog exige tempo. Mas, à medida que a web se popularizar, deve chegar a 25% da população.”

O que não deve crescer, opina, são os lucros. Segundo Matt, é utopia ganhar dinheiro com blogs. Há algumas exceções, como blogs renomados que “são minijornais”. Mas a maioria bloga “por paixão”. “Com o Adsense (publicidade do Google), muitos blogs famosos ganham uns US$ 40 por mês. Não dá para largar o emprego. As pessoas têm de escrever porque gostam. Esses são os melhores blogs.”

Ele mesmo continua a blogar “porque gosta”. Escreve sobre tecnologia e publica, no endereço http://ma.tt, as centenas de cliques que faz a cada lugar que vai, brincando com as pessoas ao dizer: “Te peguei”. “É autobiográfico”, diz. Coisa de garoto. Mesmo milionário, Matt não perdeu o espírito da web.

Fonte: reportagem de Rodrigo Martins, publicada no caderno "Link", do jornal "O Estado de S. Paulo"

Comentário: que pena, não dá para ficar rico. Achei que fosse viver de blogs...

0 comentários: