segunda-feira, 8 de dezembro de 2014 | |

A genialidade de Dalí em São Paulo

O trabalho de Salvador Dalí é provocador - como, via de regra, o dos surrealistas. 

Dalí, porém, acrescenta elementos extras ao incluir um forte tom de crítica social em muitas de suas obras (o caos atômico é tema recorrente), de tratar dos sonhos (tema sempre envolto em mistérios) e de recorrer à intensidade das cores e de incríveis efeitos de luz para tornar - o que parece paradoxal - ainda mais sombrios muitos de seus quadros.

Tive a oportunidade de ver pela primeira vez as obras de Dalí em 2005 no museu Reina Sofia (é lá que está "O Grande Masturbador", uma de suas obras mais conhecidas), em Madri (Espanha). Depois, em 2010, vi uma exposição só dele no Palazzo Reale, em Milão (Itália). 

Agora chegou a vez de Dalí pisar em São Paulo, com uma ampla retrospectiva (este é, aliás, o nome da mostra no Instituto Tomie Ohtake). São 24 pinturas, 135 gravuras e desenhos, 16 fotos e 39 documentos abrangendo "primordialmente a década de 1930, auge do movimento" (surrealista).


Entre as pinturas que mais chamaram minha atenção, estão "Autorretrato cubista" (1923 - primeira foto abaixo), "Idílio atômico e urânico melancólico" (1945 - quarta foto), "O sentimento de velocidade" (1931 - quinta foto), "Compsoição surrealista com figuras invisíveis" (1936 - sexta foto) e "O espectro do sex-appeal" (1934 - sétima foto):








Ao contrário de artistas como Van Gogh, que só conquistaram reconhecimento mundial após a morte, Dalí fez muito sucesso ainda em vida. Exemplo disso são as capas de revista que ele estampou - as principais publicações do mundo, geralmente em poses provocativas que misturavam ironia e humor (detalhe: não estou afirmando que estas eram as intenções do artista, e sim quais foram minhas percepções):

  



As mesmas sensações (ironia e humor) tive ao ver a série de fotos:


Também são interessantes as ilustrações que Dalí fez a partir de clássicos da literatura, como "Dom Quixote" e "Alice no País das Maravilhas":









A exposição é grátis (é preciso retirar senha antecipadamente - ela vale para o mesmo dia em que é retirada). O instituto fica na avenida Faria Lima, 201, entrada pela rua Coropés.

0 comentários: