segunda-feira, 20 de outubro de 2014 | |

O museu Rosengart - e as paixões de Angela

Uma coleção iniciada por uma garota de 17 anos deu origem a um museu na Suíça com obras de alguns dos principais pintores do século 20. A dona da coleção foi amiga de Pablo Picasso e chegou a ser retratada por ele.

Impressionistas franceses como Renoir, Paul Cézanne, Camille Pissarro e pintores figurativos como o italiano Modigliani. Nomes que enfeitam as paredes da antiga sede do Banco Nacional em Lucerna, uma das mais encantadoras cidades suíças. O prédio de 1924 abriga hoje este outro tipo de tesouro. São cerca de 300 pinturas e desenhos escolhidos por Siegfried Rosengart, um famoso vendedor de obras de arte que morreu em 1985, e sua filha Angela. Escolhas feitas com o coração, diz a fundadora do museu que leva o sobrenome da família.



A coleção começou com um pequeno quadro de Paul Klee, comprado por Angela com seu próprio salário quando ela tinha apenas 17 anos. Foi o início de uma paixão - o museu tem 125 pinturas e desenhos do famoso pintor suíço.

  
A outra paixão nasceu após um encontro com Pablo Picasso. Angela conta que o famoso pintor espanhol era amigo do seu pai, que o conheceu em paris em 1914. “Ele era educado e disse ao meu pai: ‘que filha adorável!’”, recorda. A amizade foi parar nas telas. Uma jovem Angela foi retratada por Picasso em pelo menos cinco quadros. Eles não podem ser filmados, devido aos direitos autorais, mas as sessões de pintura ficaram eternizadas nas fotos feitas por Siegfried Rosengart.

Além das imagens, Angela guarda as lembranças dos encontros com uma pessoa que ela define como “generosa e muito amiga”. “Ele sempre tinha ideias para fazer algo especial”, diz ela. A coleção inclui 32 pinturas e cerca de 100 desenhos de Picasso.

Para guardar seus tesouros, Angela criou uma fundação em 1992. Dez anos depois, abriu o museu. Quando eu pergunto se ainda se encanta com a coleção, ela responde enfática: “Com certeza. Eu passeio todos os dias pelo museu, encontro as pessoas e vejo a paixão delas pelos quadros. Faço isto com muito prazer.”

E se alguém ficou curioso em saber quanto vale a coleção, Angela diz que nunca se interessou por isso. Para ela, as obras têm um valor que nenhum dinheiro pode pagar...


Em tempo: a entrevista com Angela Rosengart foi reproduzida também na rádio Cultura FM 103,3. Ouça aqui.

* A último foto foi tirada por Adrien Genier

0 comentários: