quinta-feira, 16 de outubro de 2014 | |

Jornalismo x publicidade

(...) Acontece que o BuzzFeed não é especializado só em listas. Também é o rei de fazer o que, na era da internet, ganhou o bonito nome de "conteúdo patrocinado" - e que antigamente se chamava matéria paga. É publicidade disfarçada de jornalismo. (...)

Ao clicar na "reportagem" do BuzzFeed sobre as roupas da Wildfang, o que se esperava era um texto feito por um(a) repórter de moda, de opiniões próprias. E que se dedica integralmente ao assunto, entende muito e seria capaz de apresentar os lançamentos de uma maneira crítica - apontando virtudes e falhas, comparando com outras marcas etc. (...)

Pode ser um bobo ranço geracional, mas tenho enorme dificuldade para aceitar que conteúdo informativo e publicidade se transformem em uma coisa só.

Fonte: Álvaro Pereira Júnior, “Vítima da moda”, Folha de S. Paulo, Ilustrada, 11/10/14.

0 comentários: