quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 | |

"A Terra vista do céu"

Durante dois meses, entre 15 de outubro e 15 de dezembro, paulistanos e turistas puderam conferir um trabalho fantástico em plena Avenida Paulista, no democrático vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo): trata-se da exposição itinerante “A Terra vista do céu”, do fotógrafo e ativista ambiental francês Yann Arthus-Bertrand. 

Segundo o site oficial da mostra, mais de 200 milhões de pessoas em 110 países já viram as fotos de Yann. Elas mostram a força e a fragilidade da natureza mundo afora, sempre de uma vista aérea, o que confere um novo sentido aos lugares fotografados. Eles ganham cores e movimentos dificilmente captados a partir do chão.

Ainda conforme o site oficial, a ideia da mostra – apresentada pela primeira vez no ano 2000 na França - surgiu durante a Eco-92, a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992. Ao todo são 130 fotos, que “revelam um planeta incrivelmente belo e, ao mesmo tempo, frágil diante da degradação causada pelas ações do homem”.



Para fechar a visitação, em espaço aberto e gratuita, havia um planisfério de 200 metros quadrados feito no chão, sobre o qual as pessoas podiam caminhar. O mapa identificava todos os locais fotografados na mostra. Uma experiência interessante, que despertou a atenção de crianças e adultos.

E o planisfério combinava de modo contrastante e ao mesmo tempo harmonioso com a paisagem paulistana ao fundo.




0 comentários: