quinta-feira, 19 de setembro de 2013 | |

Exemplos de um país sustentável

Escrevi recentemente no blog Piscitas – travel & fun sobre a importância de olhar pela janela numa viagem a fim de ver a paisagem ao redor. Ela nos conta muito do lugar pelo qual passamos.

Entre as muitas imagens postadas, deixei de fora dois cenários para que fossem comentados aqui, à parte. A ocasião surgiu agora, após ler uma postagem feita pelo jornalista André Trigueiro em seu blog.

Ele esteve recentemente na Alemanha e clicou paisagens semelhantes às que eu vi: as “plantações” de ventiladores (aerogeradores ou torres de energia eólica) e vidro (painéis de energia solar).

A paisagem se repete pelos países vizinhos, do Leste Europeu: Áustria (aos montes), República Tcheca, Hungria e Eslováquia (estes em menor quantidade).







E não são apenas os painéis: nas vilas, o uso da energia solar é cada vez mais significativo nos imóveis, como vi na região de Munique:


Focado em meio ambiente e sustentabilidade, o blog de Trigueiro cita boas iniciativas que vêm da Alemanha, entre os quais as fontes alternativas de energia.

É um belo exemplo do que escrevi na postagem no blog Piscitas: olhar pela janela durante uma viagem permite conhecer mais profundamente o lugar, a cidade, o país, seus costumes, sua cultura, sua geografia.

Aliás, Trigueiro destacou também o uso das bicicletas na Alemanha (já citado neste blog) e o ecodesing alemão, muito bem representado pela cúpula de vidro do Parlamento (o Reichstag), em Berlim, e pela cobertura translúcida do estádio olímpico de Munique e das áreas de convívio do parque olímpico (feitos para as Olimpíadas de 1972!):







Eu acrescentaria ainda a cobertura do Sony Center, um moderno centro de compras na capital alemã, e as paredes de vidro das piscinas olímpicas de Munique, que também privilegiam a luz natural:





Claro que na Alemanha, como em muitos lugares, persistem práticas pouco recomendadas do ponto de vista ambiental. Na área de energia, vi do avião uma usina (térmica, creio eu) perto do aeroporto de Frankfurt expelindo toneladas de fumaça:



É inegável, contudo, que o país tem se esforçado para mudar esta realidade e se adaptar aos novos tempos (vide a proibição à energia nuclear após o acidente com a usina de Fukushima, no Japão).

Pois bem: quando viajar, repare nos detalhes. Eles fazem a diferença e ajudam a contar histórias. Apenas para encerrar e ficar no tema do meio ambiente, em Chicago (EUA) eu observei do alto da Willis Tower a cobertura verde, ecológica, de um prédio, algo que está se espalhando por várias construções:



1 comentários:

Rodrigo Piscitelli disse...

Importante: não sou especialista em energia nem em sustentabilidade. Sou apenas um curioso.

No blog do Trigueiro, a postagem original gerou um intenso debate, até com mensagens um tanto desrespeitosas em relação ao jornalista.

Seja como for, recomendo a leitura das mensagens no blog dele para quem se interessar pelo assunto.

Diante daquela discussão, minha postagem pode parecer inocente - e é, feita por alguém que não é especialista no assunto. Ela traz apenas e tão somente as impressões de um viajante - que nem sempre condizem com a realidade, mas são (foram) as impressões que tive.