segunda-feira, 16 de setembro de 2013 | |

Cruzando fronteiras

Na falta de carimbo no passaporte, uma foto para registrar a passagem pelo leste europeu:


Quando você entra na República Tcheca, Eslováquia, Hungria e Áustria de carro é preciso comprar um selo (chamado "vignette") para colocar no vidro do veículo (com exceção do húngaro, que é uma espécie de recibo e você deve guardá-lo para apresentar caso seja parado). 

O selo - que custa entre 12 e 15 euros para dez dias (não encontrei com prazo menor de validade) - pode ser comprado em qualquer posto de combustível próximo à fronteira ou, no caso da Eslováquia (que incrivelmente era o país mais organizado neste sentido), num posto oficial (governamental) de fronteira.


Uma dica: trafegue com o farol ligado. Uma motorista nos parou no posto e fez este alerta. Segundo ela, a ausência do farol ligado rende multa e é "very expensive" (muito caro).

Por falar em fronteira, eu tinha muita curiosidade em saber como seria a fronteira entre os países. Na União Europeia, todas são sinalizadas por uma placa azul, com o símbolo da UE (um círculo de estrelinhas amarelas) e o nome do país onde você está entrando. Não há alfândega, polícia federal, nada disso. Em alguns lugares, como na Eslováquia e Hungria, até havia uma estrutura semelhante a um pedágio, mas ninguém era parado.


A seguir, as fronteiras. Da Alemanha para a República Tcheca:


Da República Tcheca para a Eslováquia:



Da Eslováquia para a Hungria:



Da Hungria para a Áustria:


0 comentários: