domingo, 8 de setembro de 2013 | |

A bandeira da Turquia - ao vivo

“Vou dar então um passeio
Pelas praias da Bahia
Onde a lua se parece
Com a bandeira da Turquia...”
(“Vida Passageira”, de Edgard Scandurra)


A famosa canção do grupo Ira! me veio à mente imediatamente, tão logo olhei para o céu e vi o fenômeno que ocorria na noite deste domingo (8/9). Lá estavam a lua em sua fase crescente e a “estrela d´alva”, como a identifiquei para minha namorada – o planeta Vênus. Tal como na bandeira da Turquia... (basta girar a foto).


A imagem era linda, muito mais bonita do que as restritas lentes do celular conseguiram captar. Por isto reproduzo a imagem abaixo, retirada do blog Física na veia! – que explica o fenômeno.


Ao pesquisar sobre o assunto, descobri porque Vênus é conhecido como estrela d´alva. Também obtive informações detalhadas sobre a composição e a superfície deste quente planeta (é o segundo mais próximo do sol, depois de Mercúrio), que possui apenas três grandes formações rochosas.

Mais: foi a primeira vez que entendi – e vi – o que a astrologia sempre anuncia, a “conjunção da lua com um determinado planeta” (no caso Vênus). É isto então! Astronomia e astrologia juntas, uma ajudando a entender a outra.

Confesso que cheguei a ficar um tanto decepcionado ao constatar pelo Instagram, Facebook e sites de notícias que a tal conjunção tinha sido vista por praticamente todo mundo. Egoísta, achei que só eu tinha captado a beleza e a inspiração daquela imagem. Pois o fenômeno foi visto no Brasil e em outros cantos do mundo, como na Jordânia.

Pensando bem, que bom! O mundo merece imagens assim de vez em quando. Elas ajudam a colocar um pouco de magia e poesia no ar.

“É o planeta inteiro
Que respira
Sinais de vida
Em cada esquina
Tanta gente que se anima...”

* A foto da bandeira turca foi retirada do Wikipedia

0 comentários: