segunda-feira, 19 de agosto de 2013 | |

O Brasil na imprensa

A home page do "The Guardian" - um dos mais importantes (e, para mim, dos mais bem feitos) jornais britânicos - trouxe nesta terça-feira, em dado momento, duas matérias a respeito do Brasil (isto, claro, sem contar a questão da detenção de um brasileiro no aeroporto de Heathrow).

As duas matérias em questão tratavam da cultura brasileira - música e gastronomia. É incrível constatar como muitas vezes a gente "descobre" nosso país por meio de publicações estrangeiras.

É o caso de "Viramundo", uma espécie de filme-documentário que traz o compositor baiano Gilberto Gil em seu tour pelo planeta para "compreender como a cultura indígena vem preservando sua cultura musical". No vídeo, classificado de "fascinante" pelo jornal, o músico brasileiro aparece conversando e tocando com compositores e artistas no Brasil, África do Sul e Austrália. 

"É uma experiência emocionante, uma pequena reminiscência de 'Buena Vista Social Club', do diretor Wim Wenders, e a música é atrativa e autêntica", escreveu o crítico Philip French, do "Guardian".



A outra matéria traz o chef Alex Atala, apresentado como o mais estrelado cozinheiro sul-americano, em sua busca pela origem de produtos que usa em sua gastronomia. Ele vai até "o coração da Amazônia" para mostrar o cultivo de uma pimenta produzida por uma tribo indígena, os Baniwa. Atala revela, assim, como a culinária é um poderoso elo entre o homem que produz e o que utiliza o produto - e como ambos carregam histórias incríveis!

O manifesto apresentado no vídeo é emocionante:



A reportagem sobre Atala, em inglês, pode ser lida aqui.

0 comentários: