domingo, 18 de agosto de 2013 | |

Diálogo entre dois amigos

Reflexões sobre a vida, Limeira, o Brasil e o mundo


“Por Júpiter! A coisa está feia. O herói nacional é um argentino que aconselha a se botar mais água no feijão. E o Brasil perde até para a Suíça. Por gol contra.”
Carlos Heitor Cony, “Gol contra”, Folha de S. Paulo, Opinião, 18/8/13, p. 2

Acabei de ler que “Antigos hotéis de luxo na região central de São Paulo vão passar a ser unidades habitacionais populares”“SEU APARTAMENTO”... A pessoa não tem capacidade e nem honestidade para comprar um imóvel, mas tem grana para comprar uma tela de LED e um puta aparelho de som (repare na foto, custa uns 3 mil reais).

Moradia de graça e vida boa essa gente tem e nós, trabalhadores honestos, somos obrigados a sustentar... Essa gente que elege esse bando de lixo que está no poder.

O que me deixa mais revoltado é que eu estou há quase um ano juntando grana para comprar uma casa ou um pedaço de terra e quanto mais eu guardo, mais os preços sobem e mais eu vejo que vai ser foda conseguir, mas vou até o fim porque não tenho outra saída... Eu fico puto porque deixo de sair, deixo de comprar as coisas que quero, de trocar de carro, de comprar um celular legal, de viajar para conseguir um mísero lugar pra morar, aí essa gente invade os lugares e acaba ganhando o imóvel. O governo ainda ajuda e eles conseguem viajar, comprar aparelho de som caro...

E ainda votam nos m. que comandam e roubam o país, por isso que está tudo um lixo, é o lixo cuidando do lixo, o vagabundo, ladrão ajudando o vagabundo, ladrão... Onde vamos chegar?

Obs: um conhecido meu que mora num bairro popular me disse que a vizinha dele fica o dia todo num assentamento e à noite vai para casa, ou seja: ela tem a casa dela, mas está lá para conseguir mais uma e por sinal será a terceira casa dela nesse esquema de invasão. Ela tem um L200 e o marido um Golf... Está certo isto?

Aí eu mando uma galera pro inferno e vão falar que eu sou estressado, revoltado e culpar as músicas que eu escuto, os jogos, a bebida e até por eu não frequentar uma igreja, mas não: o governo, o sistema, as pessoas são culpadas por isso.

***

Este país cada dia mais me decepciona. Outro dia li um artigo no jornal sobre a ANS, a agência que deveria fiscalizar os planos de saúde. E sabe quem o governo tinha posto no comando? Um advogado que trabalhava justamente em defesa dos planos de saúde! É como por o lobo para cuidar do galinheiro. Aí os caras aprovam um reajuste de 9% para os planos que cada vez atendem menos num país com inflação de 5%.

Como sou muito idealista, você sabe o quanto eu sofro com isto. O que para a maioria das pessoas é uma mera discussão de bar, para mim vira algo remoendo por dias, meses, anos... Enfim, sou um idiota mesmo. Então fico pensando comigo: luto para melhorar este país ou abandono de vez?

Confesso que não sei a resposta. No meu íntimo, às vezes acho que sair seria uma certa covardia, sabe o "verás que o filho teu não foge à luta" de nosso hino? Então... Mas ao mesmo tempo penso: mudar como? Lutar vale a pena? Sei que não posso mudar o Brasil, mas podia começar melhorando minha cidade, mas você é testemunha das nossas lutas e, afinal, elas valem a pena? Não sei - e a falta de uma resposta concreta é o que mais me atormenta.

Hoje um vereador me abordou e no meio da conversa ele me disse: "Parece que em Limeira as pessoas sérias não têm... valor".

E aí você ouve isto e pensa: vale a pena? 

Ao mesmo tempo, tenho visto o trabalho que estamos buscando fazer, o quanto já avançamos... Claro que já estamos trombando com um monte de obstáculos, mas também já fico orgulhoso pelo pouco que avançamos e conquistamos.

De modo que eu tenho alternado momentos de ânimo e de desânimo com a cidade, o país, com tudo.

Enfim, o que posso dizer é: lutar ou não lutar, eis a questão. Não tenho uma resposta, mas posso dizer com certa tristeza que neste momento o pêndulo cai mais para o lado do "a luta é vã e o país não tem conserto...". Espero estar enganado.

PS: veja a pesquisa de intenção de votos divulgada domingo na “Folha”, a dona Dilma subiu e venceria. Até acho ela bem intencionada, embora considere que o governo está perdido, muito mais porque ela se viu obrigada a fazer as politicagens petistas, mas acho que este modelo já deu o que tinha que dar. Valeu FHC, valeu Lula-Dilma, o povo foi às ruas e o que a gente vê: na hora do voto vão votar na Dilma e no Alckmin de novo. Então...

***

É sério cara: por que nós absorvemos tanto as coisas né, não poderia ser um simples "Ah, eles roubaram, foda-se", "Nossa, mais um superfaturamento, que beleza não?" ou até "Nossa, a coisa está feia em nosso país, mas vai melhor"... E aí seguir para o próximo gole, para a próxima fase, não esquentar a cabeça, não absorver toda a indignação... mas infelizmente eu não consigo e me revolto muito.

É que eu sou um tonto senão já teria sumido deste país, mas também penso: até parece que em outros lugares não têm os mesmos problemas que aqui.

Então sei lá, não tenho mais esperança de nada neste país, o gigante voltou a dormir e eu só não queria continuar me estressando com estas coisas, mas não tem jeito, não consigo. Como acabei de ler: lucro do Banco do Brasil é de mais de 7 bilhões de reais... graças à carga tributária nas nossas costas, tem como não se revoltar?

Eu queria ser igual a essa gente que não quer saber de nada, não liga pra nada, é trabalho, bar, amigos e a casa (família), o resto nem ligam...

É... fodeu!

0 comentários: