terça-feira, 25 de junho de 2013 | |

Alô, Nova York?

Que tal voltar no tempo 20 anos por meio de telefones públicos?

Não entendeu? É isto mesmo: em qualquer esquina, uma viagem ao passado. Basta teclar.

Este é o mote do projeto "Recalling 1993". E ele só poderia ter nascido em Nova York (EUA), a cidade que dita moda, que carrega no sangue a inovação, o pioneirismo, a ousadia e a criatividade.

Tudo começou com uma exposição do New Museum, um interessantíssimo museu (a começar pelo seu prédio, de arquitetura ousada, que parece caixas dançando umas sobre as outras) localizado na Bowery Street, em Lower Manhattan, bem próximo de Little Italy.

A mostra - chamada "NYC 1993: Experimental Jet Set, Trash and No Star" - foi concebida como uma "cápsula do tempo", conforme o site oficial, "um experimento de memória coletiva que visa capturar um momento específico da cidade por meio da interseção entre arte, cultura pop e política". Em outras palavras, a exposição busca retratar a energia vital que movia a cidade duas décadas atrás.

E por que 1993? Segundo o vídeo oficial do projeto, aquele foi o ano do início da transformação de NY - marcada até então pela violência e por tumultos - para o que temos hoje, um exemplo bem sucedido de combate à criminalidade. O "ano decisivo" da mudança.

Para promover a mostra, surgiu a iniciativa dos telefones. Cinco mil aparelhos públicos de Manhattan foram equipados com um sistema de geolocalização. Por meio dele, obtêm-se informações de quem passou por ali em 1993. Basta ligar para 1-855-FOR-1993 e será possível ouvir conversas gravadas por personalidades da área onde fica o telefone contando peculiaridades do lugar.

"'Recalling 1993' leva você para fora do museu a qualquer esquina de Manhattan usando uma das últimas relíquias daquela época: o telefone público", cita o vídeo promocional do projeto. 



Interessante, não?

Coisas de Nova York...

0 comentários: