terça-feira, 16 de abril de 2013 | |

Imagens de guerra

Quem gosta de história não pode deixar de dar uma olhada no projeto PhotosNormandie, no Flickr. Lá estão digitalizadas 2.983 fotos da famosa Batalha da Normandia, um dos ápices da Segunda Guerra Mundial.

As fotos mostram desde a destruição das cidades causada pela guerra até momentos descontraídos de soldados – homens e mulheres – nos campos de batalha, seja descansando embaixo das asas de um avião ou posando para fotos.

O projeto - uma iniciativa de Michel Le Querrec e Patrick Peccatte - resulta de uma coleção colaborativa, ou seja, as pessoas cedem as imagens, licenciadas em Creative Commons (uma espécie de licença aberta para atividades sem fins lucrativos).

A famosa batalha reuniu forças dos chamados Aliados (capitaneados por EUA, Reino Unido e França) contra as tropas nazistas na costa francesa, em 1944. A região estava sob ocupação alemã.



Infelizmente, não há informações em português nas fotos, mas ainda assim é possível saber data e local de cada imagem. Também é permitido deixar comentários. A ampla maioria das fotos – divididas em pastas – está em preto e branco.

Partindo do princípio de que cabe ao ser humano aprender com seus erros, ver (ou rever) os horrores da guerra talvez seja uma boa oportunidade para - além de ter um contato mais íntimo com a história - cultivar sentimentos como tolerância e respeito ao próximo.

0 comentários: